E o nome do ano de 2017 foi...

em 29/12/17


na minha opinião, Francisca. E escolho-o não por ser o mais popular - soubemos ontem que Maria, Matilde & Leonor devem continuar intocáveis no top 3, cenário que se repete desde 2011 - mas porque me parece ser uma enorme tendência. Ouvi-o repetidamente nos fraldários, nos consultórios médicos, nos parques infantis e vi-o em muitos, muitos dos e-mails que recebi ao longo do ano. Não é o mais fiável dos barómetros, mas não me tem enganado muito, como podem ver nas edições de 20162015 e 2014
Francisca está no top 100 de nomes mais registados em Portugal, consecutivamente, desde 1991, e tem subido no ranking de forma discreta, quase sem darmos por isso. Mas a notícia do jornal Público diz-nos que, nos primeiros nove meses do ano, Francisca esteve no lote dos 10 nomes femininos mais registados e eu gostava de acrescentar que não estão aqui contabilizados os registos de Maria Francisca. Em 2014, foi o 3.º nome composto preferido dos portugueses e gostaria muito de saber se Maria Francisca [e já agora, Maria Clara] se terá aproximado do então líder absoluto, Maria Inês.

E na vossa opinião, qual foi o Nome do Ano de 2017?

Aproveito para desejar a todos os leitores do Nomes e mais Nomes um feliz 2018! Foi um prazer estar aqui convosco ao longo de 2017 mas já estou mais do que pronta para me despedir deste ano tão duro! Um beijinho a todos! 

22 comentários:

  1. Alice e Clara também são nomes do ano 2017 a meu ver e a tendência acho que vai pegar. Francisca também é tão lindo que fica difícil resistir ainda mais Maria Francisca é muito fofinho

    ResponderEliminar
  2. Feliz Ano Novo... Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O nome que ouvi mais este ano foi Clara! E sei pelo menos de uma Clara e de uma Maria Clara que nascerão em 2018.
    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  4. Eu fui mãe pela primeira vez este ano e por isso 2017 foi mágico e estará eternamente no meu coração e na minha memória. Sobre o nome do ano, pelo meu círculo de amigas e suas bébés digo sem dúvida que é Clara!

    ResponderEliminar
  5. Eu trabalho com nomes, faço artigos personalizados para recém nascidos... e o nome que mais gravei foi sem dúvida Clara

    ResponderEliminar
  6. Os nomes que mais ouvi foram Alice, Clara e surpreendentemente, Íris. No entanto, para mim, o nome do ano é Camila, pela surpresa que causou a grande parte de quem viu o Top20!

    ResponderEliminar
  7. O nome de 2017 para mim foi Alice, o nome que mais ouvi em recém-nascidas e meninas pequenas. Adorei conhecer uma luso-descebdente com o nome Alix. E não posso deixar de me lembrar do ano de 2007, o ano da minha Sofia a quem chamo muitas vezes Maria Sofia, mesmo não tendo Maria no nome. Bom ano a todos/às!

    ResponderEliminar
  8. O nome do ano para mim foi Rafael, nasceram pelo menos dois!!
    Feminino é a Alice/Clara!!

    Beijinhos
    Bom 2018

    ResponderEliminar
  9. Filipa, concordo consigo. Francisca foi sem dúvida o nome que mais ouvi de meninas nascidas em 2017 ou que irão nascer em 2018.
    Um ótimo ano de 2018 e força para continuar este trabalho espetacular !
    Mafalda

    ResponderEliminar
  10. Camila e Salvador (sobral)

    ResponderEliminar
  11. Passei a maior parte do ano longe do meu querido Portugal, pelo que a minha opinião é fundamentada apenas nas estatísticas e no gosto pessoal. Pessoalmente, adoro Francisca (mais até do que Francisco). Tenho imensas amigas com esse nome e considerá-lo-ia para uma filha. Para mim, a julgar pela maneira como têm vindo a subir no ranking, Francisca, Clara e Benedita são o trio que virá a substituir Leonor, Matilde e Beatriz.

    P.S.: Este ano ouvi nomes de todos os tipos, e pouco ou nada semelhantes àqueles que o ranking português apresenta. Como o país no qual resido apresenta tendências muito semelhantes às dos EUA (e.g.: nomes de celebridades, alterações na grafia) a maior parte do que ouço não me apaixona, mas deixo aqui uma saudação aos pais das gémeas Isabel e Lucrezia e aos do pequeno Leonidas - babei-me por este último...

    ResponderEliminar
  12. Mariana C. em que país mora?!
    Um país americano?! Com nomes português tão bonitos e que percebi que gosta tanto, já que vive longe pensaria em colocar um nome português??
    E sim os nomes que apresentou são surpreendes! :)

    O nome deste ano para mim foi Carminho, conhecia duas e uma Maria do Carmo e acho que se vai tornar moda! Mas a seu tempo!!

    Menino foi Afonso, conhecia dois!!!

    Um beijinho
    Bom Ano a todas

    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah e Alice, claro conheci 2!!

      E uma amiga que está grávida e é menino porque se não fosse era Alice!

      Inês Gonçalves

      Eliminar
  13. para mim o nome 2017 foi Carolina, conheci uma MARIA Carolina, uma Ana Carolina e uma Carolina que nasceram todas este ano!!!!


    Bom Ano 2018 a todas as leitoras e seguidoras

    Um beijinho,
    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  14. Para mim, o nome do ano foi, sem dúvida, Carminho e nos meninos, Francisco.
    Votos de um excelente ano 2018 para si, Filipa.

    ResponderEliminar
  15. Ao meu redor este ano o nome que mais ouvi foi Ana!
    Uma Ana Marta, uma Ana Margarida, uma Ana Rita e uma Ana Carolina!!

    E de menino foi Salvador! Conheci um de meses e dois—um com 5 anos e outro com 6 anos!!

    Beijinhos
    Happy New Year
    Feliz Ano Novo

    Sonia

    ResponderEliminar
  16. O nome que mais ouvi este ano foi Clara e claro, Beatriz e Matilde. No início do próximo ano nascerão alguns bebés no meu seio de amigos e família, pelo que os nomes escolhidos são: Guiomar, Camila, Olívia, Gabriel. Também conheci algumas Íris e senti o aumento de Maria do Carmo (Carminho), principalmente, nas redes sociais. Quanto a Francisca, gosto muito, mas as que conheço não nasceram este ano, apesar de ainda serem algumas. 2018 será também o ano do meu bebé, que ainda não sabemos o sexo, mas que vem juntar-se à Madalena, de 5 anos. tanto à Filipa e às leitoras, desejo umas boas entradas! E aguardo pelo Top100 para ver se ainda me conseguem surpreender, tanto como Camila!

    ResponderEliminar
  17. Camila, a revelação do ano para mim!
    este ano que passou ouvi Martim, Matilde, Francisca, Benedita e não recordo mais.

    ResponderEliminar
  18. Em 2017, ouvi e conheci muitas Joanas!
    Uma com um ano, uma com 6 anos, uma com 18 anos e duas com mais de trinta anos!!
    As Joanas de trinta anos, foram ambas maes em 2017, de um Tiago e de uma Julieta!!

    Em relação aos nome masculino este ano conheci alguns Gonçalos!!
    E Filipa, qaul foi o nome masculino 2017 a seu ver?!

    Beijinhos
    Alice Abreu

    ResponderEliminar
  19. Este ano ouvi nomes menos populares como Violeta, Concha, Anamar e adoro!!!
    Conheci algumas LARAS e alguns Lucas!!

    Beijinhos
    Ansiosa para ver o top 100 2017!!

    Rita Sá

    ResponderEliminar
  20. Em outubro nasceu a minha sobrinha: Alice Pia!!

    ResponderEliminar
  21. A minha é já de 2014...Mas é uma Maria Francisca e por isso, sem dúvida, o meu preferido para os anos vindouros ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)