Lavínia

em 19/12/16


No ano passado, por esta altura, quando andava às voltas com a listinha de possíveis nomes para a minha bebé, respirei fundo antes de eliminar Lavínia, porque era um dos meus nomes preferidos. Longo, de origem latina como tanto gosto, forte mas muito melódico e pouco popular, Lavínia é, para mim, um nome perfeito! No entanto, o André não se dá bem com a letra L no início das palavras e tive mesmo de o excluir. Mas vocês, que vão ter um bebé em 2017 e não têm problemas com letras críticas do alfabeto, deveriam olhar com atenção para Lavínia porque, garanto-vos, tem imenso potencial! Reparem: tem o charme italiano de Valentina e faz parte de um grupo de nomes que me remetem logo para o Império Romano como Júlia, Camila ou Olívia. Por outro lado, também se enquadra nos chamados nomes vitorianos, lado a lado com Alice, Clara, Amélia e, claro, Victória. Maravilhoso. Lavínia é maravilhoso! 

19 comentários:

  1. Amo esse nome. Ainda não estou sequer grávida, mas já sei que se for menina, o nome estará entre nossos favoritos, correndo em primeiro lugar, pelo menos por enquanto. Na minha lista de nomes para menina temos Lavínia, Maitê, Bárbara e Isadora. Se tivesse 4 meninas, os nomes já estariam escolhidos.

    Sou brasileira e juro que quando vejo esse nome se popularizando por aqui me dá uma dorzinha no coração... queria tanto que continuasse ali na gavetinha nos nomes lindos mas pouco usados!

    Quando era bem mais nova, dizia que minha filha se chamaria Laura. Mas depois que entrou no top 5 (Brasil), perdeu o encanto.

    Quais nomes você consideraria fortemente colocar em um filho/filha mas que não escolhe por estar no top 10?

    ResponderEliminar
  2. Já gostei muito! Hoje acho muito popular, perdeu o brilho

    ResponderEliminar
  3. Não consigo gostar, não sei porquê mas a sonoridade remete-me para lixívia...

    ResponderEliminar
  4. Filipa, estou grávida de 20 semanas. Já sabemos que é uma menina, e já temos uma filha com 3 anos: Maitê. Depois da escolha para a nossa primeira filha, posso dizer que todos os familiares e amigos estão bastante curiosos sobre a próxima escolha. Já ouvimos sugestões como Ema, Mia, Lua...mas nada nos agrada. Nomes demasiado curtos, bastante modernos, internacionais e com pouco significado não é o nosso forte (apesar de Maitê - mas este foi mesmo uma excepção e uma paixão).
    Sugestões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou a Filipa mas que tal Perola, kiara, chiara, Analu, Jasmim, Tereza, Luísa, Micaela, Estela, morgana, Leonor, Aurora, Carmem

      Eliminar
    2. Maitê é um nome lindo. Logo me vem a cabeça uma menininha branquinha, com grandes olhos escuros e cabelos escuros e grossos, com um sorriso encantador. Minhas sugestões:
      Teodora, que me remete a a uma menina parda, sapeca e com repostas na ponta da língua! Ah, o pai dela fará de tudo para agradá-la!
      Elena, uma garotinha com o ar romântico.
      Marcela, pense em alguém com muita atitude? Essa é a Marcela. Ela alcançará tudo o que quiser na vida.
      Olívia, a primeira imagem que me vem na cabeça é de uma menina parda, com longos cabelos dourados rodopiando pelo jardim com um olhar sonhador.
      Outras sugestões: Ameli, Laura, Estela, Ester, Constança, Viviam, Catarina, Eloisa, Eloá, Cecília, Clarice...

      Eliminar
    3. Abigail,Estrela, Tiana, Ágata, Gaia, Valentina, Túlipa, Serena, Tamara, Nina, Dalila, Flor, Denise, Stela, Ruby, Eleonor, Savana, Guiomar, Heloísa, Vida, Zoé, Hilária, Aléxia, Glória, Camila, Olívia,Chloe, Sabrina, Arabela, Cássia, Isadora, Melodia, Ingrid, Safira, Zara, Rosa, Celina, Siena, Jénifer, Julieta, Letícia,Oriana, Leila, Nádia, Luz, Milena, Petra, Oceana, Mélanie, Rosana, Natália,

      Eliminar
    4. Muitos parabéns! :) As sugestões de pares perfeitos funcionam quando existe um estilo preferido, mas os nossos gostos não são estanques, não é verdade?

      Maitê & Anaísa
      Maitê & Betina
      Maitê & Clarisse
      Maitê & Elisa
      Maitê & Flora
      Maitê & Iara
      Maitê & Letícia
      Maitê & Lúcia
      Maitê & Magda
      Maitê & Melina
      Maitê & Noémi
      Maitê & Paloma
      Maitê & Salomé
      Maitê & Siena

      Eliminar
  5. Vou ter de discordar consigo Filipa. Acho Lavínia um nome muito feio, não vejo brilho algum que me faça no mínimo simpatizar com o nome. Não gosto da grafia, não gosto da sonoridade, o significado não me agrada... Enfim, não seria de forma alguma uma escolha ou sugestão minha. No entanto, conheço algumas pessoas que adoram Lavínia.
    Acho que o nome é mesmo assim quem gosta, gosta mesmo e quem não gosta, não gosta nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ana, Ana... ficamos amigas na mesma porque partilhamos a paixão por Oriana :D

      Eliminar
  6. Concordo Filipa! Lavínia é um nome muito encantador e de grande significado "a que purifica". Minha amada prima que nasceu esse ano chama-se Lavínia, ela é uma menina linda, inteligente e veio para purificar toda a família! É uma pena que não possa usá-lo para uma filha, mas fico feliz que seja o nome da minha prima. :)

    ResponderEliminar
  7. Lavínia é um nome maravilhoso! =D Simultaneamente antigo e vintage, sem ser demasiado usado... Um nome perfeito para uma menina elegante e distinta =)

    Filipa, que momentos felizes deve estar a viver neste primeiro Natal da Frederica - parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Ja gostei um pouco mas depois que comecei a chama de larvinia brincando estragueibo nome e por causa da popularidade também gostaria de sugestao de nomes diferentes de menina que não esteja no tope 100

    ResponderEliminar
  9. AMO de paixão esse nome! A primeira vez que vi foi num livro e me apaixonei de primeira. Até esse ano tinha a certeza de que esse seria o nome da minha filha. Meu nome é Larissa e na faculdade existiam 5 Larissas. Odiava isso e determinei que meus filhos iriam ter nomes não usuais. Lavínia se enquadrava nisso até pouco tempo. Eu sou capelã e em uma visita rotineira ao hospital encontrei três Lavínias. Algumas semanas depois no mesmo hospital orei por duas meninas que haviam acabado de nascer e seus nomes eram Lavínia! Alguns dias depois conheci uma criança com esse nome. Ou seja, continuo amando o nome, mas provavelmente usarei na minha princesa :/
    É uma pena pois Lavinia se enquadrava em todos os meus quesitos, até no mais difícil, que é não ter muita diferença ao ser pronunciado em outros idiomas, pois quando tive que estudar em outro pais eu odiava que me chamassem de "Lawrrysâ"!

    ResponderEliminar
  10. Adoro Lavinia! Faz.me logo lembrar uma personagem da serie Downtown Abbey que gostei muito :)

    ResponderEliminar
  11. Também tenho esse problema com os Ls :P digo assim um som meio para o "w"

    ResponderEliminar
  12. Não gosto nada de Lavínia, acho a grafia feia assim como a sonoridade e confesso que não sou grande fã de nomes com acento (há exceção de Tomás)

    ResponderEliminar
  13. Lavínia é lindo demais.. procuro por um nome diferente e esse me cativou.
    Eu tive um sonho com um bebê, que nascia das águas <3 ... Então procurei por um nome que fosse harmonioso , e gosto deste, me traz paz. Tô pensando em Maya Lavínia. ( Maya em um dos seus significados , quer dizer água, e Lavínia " purificada ou que purifica" Então ficaria tipo, água que purifica .. achei lindo.
    Mas meu marido quer que eu ponha, Lavínia Fernanda , pq ele é Fernando, o que acham? Qual o mais bonito??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor Lavínia sozinho, mas desses dois acho mais bonito com Maya.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)