Decifrando a lista do IRN
- Gaia -

em 23/11/16


Há umas semanas, a Margarida sugeriu-me que abordasse o nome Gaia. A maioria das pessoas deverá conhecer Gaia apenas como um topónimo mas isso não seria suficiente para colocar o nome na lista do IRN - aliás, ser topónimo costuma ser sinónimo de proibição! Perseguindo as suas raízes gregas, descobrimos que Gaia era a Grande Mãe, criadora do Universo, fonte de energia e vitalidade. Gaia está associada a diversas histórias e é frequentemente definida como a mãe de todas as criaturas mitológicas. Diz a Margarida que é um nome "poderoso" e eu concordo! 
Apesar de ter sido escolhido para seis meninas portuguesas em 2015 e para sete em 2014, acho que Gaia não se imporá em Portugal como nome próprio, por causa da associação à cidade de Vila Nova de Gaia, mas pergunto-me se não poderia ser interessante para as nossas leitoras do Brasil... Gael está em alta por lá; Caio, que pode estar associado a Gaia através da palavra latina Caius, também é um nome consensual e até Maya poderia estimular o seu uso! O que acham?

Por cá, resta-nos contemplar outros nomes associados ao universo mitológico, como por exemplo: 



  • Ariadne
  • Astrid
  • Celeste
  • Ceres
  • Cíbele
  • Cíntia
  • Circe
  • Clemência
  • Cloe
  • Délia
  • Deméter
  • Diana
  • Dione
  • Dirce
  • Dóris
  • Electra
  • Esperança
  • Felicidade
  • Flora
  • Hebe
  • Ísis
  • Lara
  • Liberdade
  • Lua
  • Lucina
  • Maia
  • Pandora
  • Titânia
  • Vitória


22 comentários:

  1. Eu gosto muito de Gaia! Mas realmente perde um bocado o brilho quando penso na cidade que por inconveniência é razoavelmente perto de onde vivo.
    Sou apaixonada por mitologia e tenho uma vasta lista de nomes mitológicos que adoro, saliento Aurora e Íris que são os meus preferidos. Da listinha que selecionou gosto de Celeste, Cloe, Délia, Esperança e Pandora. Simpatizo com Diana, Flora, Ísis e Lua (embora prefira Luna).

    ResponderEliminar
  2. Adoro Gaia mas acho que seria demasiado "hippie" para alguma vez usar! Acho que tem um bonito som e ainda melhor significado! É definitivamente um nome forte!
    No outro dia, conheci um rapaz chamado Caio e apaixonei-me pelo nome!
    Outros nomes que adoro da lista:
    Ariadne - Adoro!
    Astrid - Já gostei mais...
    Cloe - Simples e bonito. As variaçoes da grafia incomodam-me um bocado.
    Diana - Um dos meus nomes por múltiplas razões, sendo uma delas a sua associação subtil à mitologia.
    Flora - Gosto bastante!

    ResponderEliminar
  3. Tinha uma amiga na faculdade (ela era de pais russos) que se chamava Gaia. Eu lembro de quando a conheci, a primeira coisa que falei foi o quanto achava seu nome bonito! Continuo achando Gaia um nome lindo, chique, e com um singnificado bem legal sem ser óbvio demais. Concordo com a Filipa de que tem grandes chances de pegar no Brasil, sobretudo por causa da similaridade a Maya/Maia, que fico ouvindo mais e mais.

    ResponderEliminar
  4. Adoro Gaia, é dos meus nomes preferidos :D Também adoro Celeste, Cíntia, Flora, Lua, Maia

    Da lista gosto de:

    Ariadne
    Astrid
    Ceres (lê-se Cêres ou Céres?)
    Cibele
    Circe
    Deméter
    Diana
    Dione
    Electra (não sei se chego a gostar mas pelo menos simpatizo)
    Esperança
    Lara
    Liberdade

    ResponderEliminar
  5. Adoro Gaia. Me transmite a ideia de uma mulher forte. Acho meio hippie e gosto de nomes hippies. Também gosto de Lua, Flora e Pandora.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada por ter feito um post relacionado com Gaia. Estive à espera imenso tempo!
    Gosto mesmo muito de Gaia e ao contrário dos restantes comentários, não me remete para um nome hippie, mas sim para um nome mais exótico. Imagino-o numa criança morena, com afro hair e olhos verdes. Não sei! É mesmo a imagem que me ocorre quando penso no nome, mas penso que fica bem a qualquer uma, independentemente das caracterísitcas físicas!
    Mais uma vez, muito obrigada. Não sabe o quão importante este post foi!

    Bjs,
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido o nome. De repente, lembrei-me de Gala, a companheira de Salvador Dali...

    ResponderEliminar
  8. Gosto de Kaya/Kaia... acho moderníssimo e original!

    ResponderEliminar
  9. No brasil, depende da região. Aqui no nordeste, soa mal, porque confunde com um modo muito coloquial e jocoso de falar em "trair alguém". Por exemplo: "João colocou 'gaia' em Maria!", que quer dizer que traiu maria. A forma mais correta seria falar que colocou "galha", mas coloquialmente muita gente fala assim, em tom de piada mesmo.
    Conheço uma mãe (de outra região) que colocou esse nome na filha. Sempre torcem o nariz quando escutam o nome da menina.

    Acho um nome bonito, mas fora no nordeste ser jocoso, em outras regiões tende a ser um nome bem hippie mesmo. Particularmente nao vejo chance se se tornar um nome mais popular aqui...

    ResponderEliminar
  10. Gaia é lindíssimo =) Estes nomes fazem-me voltar àquelas horas felizes das cadeiras de Mitologia e História da Cultura Clássica...

    Sempre achei curioso que Hebe faça parte da lista, visto que acho a sonoridade algo... pobre =P Talvez uma mãe mais excêntrica consiga convencer um pai português com a sua equivalente romana, Juventus? XD

    Surge aqui também o velho problema dos nomes mitológicos: nem todos estão associados a personagens, digamos, "louváveis" =P Temo, por exemplo, por uma Circe. E não é conjectura, já vi isto a acontecer: fui colega de uma Narcisa. O nome dela é encantador e ninguém troçou dela mas, por alguma razão, todos os professores novos achavam que iam ser os primeiros a contar-lhe a ela (ou à turma) a lenda de Narciso... Ao fim de dois ou três anos, já todos a sabiam de trás para a frente... XD

    Titânia, apesar de tudo, transporta-me mais para Shakespeare... E por falar em nomes "shakesperianos" que têm origens mitológicas, posso pedir um minuto de silêncio pelo facto de Hermione ser o nome eternamente rejeitado da lista?

    *Minuto de Silêncio*

    Obrigada.
    (Já aqui escrevi sobre Hermione, mas não me recordo onde... De qualquer maneira, não há tantas quanto seria de esperar nos dias que correm...)

    ResponderEliminar
  11. Gaia é um nome lindo. De nome exótico, sem duvidas esse é o meu favorito, mais que Lótus. Felipa já pensou no nome Iole (pronuncia-se Ioli). Eu conheço uma moça com esse nome, ela é linda, parece uma amazona. Ela falou que o nome tem dois significados: o primeiro é indígena e significa "canoa" e o segundo é grego é significa "violeta" (flor). Eu já ate pensei em três irmãs: Troian (sim, a atriz Troian Bellisario), Iole e Gaia.

    ResponderEliminar
  12. Adoro Gaia!!! E está mais que decidido já há bastante tempo. Vinha aqui espreitar precisamente se haveria algum post sobre o nome e cá está ♡♡♡♡♡ Agora, além de Gaia, Circe e Cora são também consensuais por aqui. Adoramos Aria e Melodia, mas a temática já difere. O problema continuam a ser os nomes masculinos para um irmão de Gaia. Alguma sugestão? Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Nomes para menino, irmão de Gaia, alguma ideia? Caio já temos um na família e bastante próximo, e Gael acho demasiado parecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isaac Ariel Heitor Kenzo Nicolas Noah Oliver Eric

      Eliminar
    2. Para Gaia sugiro um mano Igor.


      Ass: Bárbara

      Eliminar
  14. Obrigada pelas sugestões. Entretanto pensámos também em Noé e Lopo. O que acham?
    Gostamos muito de Heitor, mas temos já um muito próximo na família ainda criança e preferimos não repetir nomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de Noé e ainda mais, Lopo. Perante o nome da irmã, penso que o par Gaia & Lopo é mais harmonioso. Parabéns!

      Eliminar
    2. Adoro Lopo, mas voto em Noé! :) Na minha opinião, Gaia & Noé fazem um par muito bonito, cujos nomes transmitem a mesma vibe e combinam na perfeição

      Eliminar
    3. Lopo & Gaia, o melhor par!

      Eliminar
  15. Noé e Gaia gosto muito!

    ResponderEliminar
  16. Noé era o meu preferido para menino, mas o meu marido não gostou... acho adorável. Lopo também gosto,mas Noé está num cantinho muito especial.

    Ass: Bárbara

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)