Conheces o nome que te deram,
não conheces o nome que tens
*

em 08/10/16


Dia de perguntinha básica e de resposta rápida: se pudessem escolher o vosso próprio nome, por qual optariam?


*Epígrafe do livro "Todos os Nomes", de José Saramago

31 comentários:

  1. Ficaria na dúvida entre Agnes e Flora.

    ResponderEliminar
  2. Sou Maria do Carmo mas preferia ser Carminho!

    ResponderEliminar
  3. Pela época optaria entre Isabella, Letícia ou Carolina.

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro o meu nome :) (chamo-me Ana Carolina). Gosto muito mais de Ana. É tão lindo, tão curto, tão perfeito *.* Carolina já não me identifico tanto, mas fica muito bem (na minha opinião) com o Ana atrás. Se pudesse escolher, escolhia este mesmo que tenho :)

    ResponderEliminar
  5. O meu nome é Alice e adoro, não me imagino com outro nome mas talvez Oceana que é um nome que eu adoro de facto.

    ResponderEliminar
  6. Sou Ana Rita, mas preferia ser só Rita, gosto muito mais da sonoridade. Ana por si só é também é bonito, mas tem o azar de levar sempre com outro nome à frente e perde a oportunidade de brilhar...

    Não me imagino com outro nome, mas não me importaria se me tivessem posto Margarida ou Mafalda.

    ResponderEliminar
  7. Sou Miriam. Não gosto do nome, mas ja me habituei. Talvez optasse por Maria Miriam, que era o nome que o meu pai queria. Acho Maria mais suave. Mas sinceramente, não me vejo a habituar a outro nome...

    ResponderEliminar
  8. O meu nome é Maria mas costumo ser tratada por Mia. Nunca fui a maior fã de ser só Maria porque sempre houve muitas nas turmas em que andei mas não sei se gostava de me chamar só Mia, embora em muitas situações esse acabe por ser o nome porque sou conhecida.
    Portanto ou ficava Mia mesmo ou queria ter um nome composto com Maria... talvez Maria Beatriz ou Maria Sofia.

    ResponderEliminar
  9. Quando eu era crianças dava tudo pra me chamar Yasmim, achava lindo demais. Hoje em dia não gosto do nome. Acho que se eu pudesse escolher seria ou Leonor ou Constança. Adoro nomes clássicos.

    ResponderEliminar
  10. Sou uma dessas pessoas felizardas que não mudava o seu nome: adoro Mariana. Da sonoridade e, especialmente, do equilíbrio: é familiar sem ser absurdamente usado; tem história e surge na fábula e na literatura sem cansar; não tem "carga social", como eu costumo dizer, pelo que em qualquer estrato da sociedade encontramos uma Mariana; pode ser composto sem ficar demasiado longo ou estar sozinho sem parecer incompleto.

    Essa é talvez a única coisa que eu mudava: às vezes penso que gostava de ter um segundo nome, mas, quando vejo certas combinações, fico grata aos meus pais por me terem deixado ser apenas Mariana... XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou Mariana e também não mudaria de nome :) acrescento mais uma à sua lista de vantagens: é facilmente entendido/pronunciado noutras línguas (pois todas têm alguma variante de Maria e de Ana).

      Se pensar noutros nomes para os quais mudaria, penso nos nomes que mais gosto e que daria aos meus filhos (quando os tiver), por isso, rapidamente os acho despropositados para mim porque são nomes que associo eu a dar àqueles que serão mais importantes para mim. Como os meus pais me deram este nome e assim eu gosto dele :)

      Eliminar
    2. Tem toda a razão, cara homónima! Esqueci-me de escrever essa vantagem, mas a verdade é que a valorizo muito! =D Onde quer que eu vá no mundo - e já tive o privilégio de viajar um bocado -, todos pronunciam o meu nome com facilidade!

      Compreendo o seu instinto, e eu também penso assim. Aliás, Deus me ajude se algum dia tiver de dar um nome a uma criança... Eu sou de "fases"... XD Já estou a ver: antes de tomar a decisão final, vai ter de nascer o rebento... Ainda assim, já tenho uma lista mais ou menos consolidada de favoritos - o problema é que estão sempre a rodar os lugares... XD

      Eliminar
    3. É um bonito nome, sim senhor. Só não concordo que seja "sem ser abusadamente usado", porque o é. Pelo menos aqui na minha zona. E conte só as Marianas aqui nos comentários. Mas não deixa de ser um nome bonito. Era pra ser o nome da minha sobrinha, mas veio um pilas :)

      Eliminar
  11. Eu desde pequena que me queria chamar Aurora, mas agora esse é o nome que pretendo dar a uma futura filha. Como adoro mitologia e adoro nomes literais, optaria por uma dessas categorias. Na temática da mitologia talvez escolhesse Calíope. Ao nível da literalidade escolheria Alma.
    A manter o meu primeiro nome, Ana, escolheria um segundo que acho que tem a ver comigo, por isso escolheria Ana Constança.

    ResponderEliminar
  12. Sou Mariana e não me imagino com outro nome. Porém, não me importaria nada de ser Mariana do Carmo (acho lindo e é o único composto que gosto com Mariana), Caetana (mas assim não o daria a uma filha como quero dar) ou Maria Leonor :) . Mas gostaria mais de Mariana do Carmo

    ResponderEliminar
  13. Chamo-me Mariana. Não o trocaria pois é um nome clássico e atemporal.

    ResponderEliminar
  14. Eu escolheria entre Larissa e Clara (adoro estes nomes!)

    ResponderEliminar
  15. Sou Maria do Rosário e gostava de me chamar Lea.
    Odeio o meu nome acho pesado e feio, toda a vida desejei ter um nome leve e curto. Se calhar, um dia ganho coragem e mudo mesmo.

    ResponderEliminar
  16. O meu nome é Mariana e jamais me imaginaria com outro nome!

    ResponderEliminar
  17. Boa pergunta! Depois de quase 40 anos, torna-se difícil pensar noutro nome. Até para escolher nome para a filha tive dificuldade... lol
    Tenho um nome pouco vulgar - Felisbela Luís - e gosto dele assim.

    ResponderEliminar
  18. Chamo-me Sara e não mudaria de nome. Quando era pequena não simpatizava com ele, mas hoje em dia acho que é o nome ideal para mim.
    As outras opções dos meus pais eram Inês ou Francisca. Também gosto muito de ambos.

    ResponderEliminar
  19. O meu nome é Soraia Vanessa. Gosto muito de Soraia e não me imagino com outro nome. Felizmente, a maior parte das pessoas também me trata só pelo primeiro nome. Mas sempre gostei muito de Margarida. Por isso, a mudar seria só o segundo nome, trocava de bom grado Vanessa por Margarida.

    ResponderEliminar
  20. Meu nome é Carolina. Assim, purinho. Sem Ana nem Maria.

    Acho lindo. Doce e forte ao mesmo tempo. E adoro os apelidos: Carol, Carola, Cacau, Cacá, Lina.

    Sou cantada por Chico Buarque, Jorge Ben e Toquinho, Luiz Gonzaga, Seu Jorge... e tantos outros (risos).

    Mas, como tudo tem seu lado negativo, por ser tão bonito, é também um nome muito comum.

    Ficaria feliz também, na minha opinião de hoje (que muda muito sobre essa questão), se me chamasse Olívia, Laís, Clarice, Gabriela, Greta, Agnes, Cândida, Constância, Elizabete, Tereza... Ah, são tantos nomes bonitos!

    ResponderEliminar
  21. Sou Catarina e adoraria chamar-me Alice mesmo sendo o nome da minha avó adoro.

    ResponderEliminar
  22. Me chamo Igor, mas gostaria que meu nome fosse Miguel!

    ResponderEliminar
  23. O meu nome é Madalena (que adoro) mas se escolhesse o meu nome seria Mar ou Guiomar :)

    ResponderEliminar
  24. Constança, Francisca, Benedita, Clara... qualquer um destes, que adoro.

    ResponderEliminar
  25. Chamo-me Michele por causa da Michelle Pfeiffer, ícone dos anos 80. A outra opção era Gabriela que seria ao meu ver muito melhor, visto que minhas irmãs se chamam Daniela e Mirela. Por ser hoje uma estudiosa da língua e cultura italianas me causa embaraço porque por lá é um nome masculino. Se ao menos o meu tivesse dois L, mas naquela época o cartório não aceitava (hoje aceita absurdos...). Então se hoje mudasse meu nome, optaria por Micaela, porque Michela no Brasil não soa muito bem.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)