Duelo de nomes - Diego vs Enzo

em 02/06/15



Os portugueses tendem a escolher nomes que reflectem a sua cultura e a sua língua. Podemos argumentar que a existência de uma lista de nomes proibidos baliza este comportamento mas, em bom rigor, há vários nomes aprovados que são normais noutras línguas e nem por isso se tornam apelativos para a esmagadora maioria. 

Ainda assim, há sempre excepções e, no top 50 de 2014, no meio de tantos nomes clássicos e tradicionais, é possível encontrar Diego e Enzo. Um remete mais para o castelhano, o outro para o italiano, mas ambos acabam por funcionar em português. São curtos e com um ar moderno, a grafia é intuitiva, e são familiares à geração que hoje está a escolher nomes.
Curiosamente, entraram os dois no top 100 no mesmo ano, em 2002. Na altura, Enzo, com 80 registos, era um pouquinho mais popular do que Diego, que se ficava pelos 60. Mas, dois anos depois, a situação inverteu-se; a popularidade de Diego aumentou significativamente todos os anos, ocupando agora a 26.ª posição do ranking e ultrapassando a fasquia dos 500 registos  [595], enquanto que Enzo está mais atrás, na 40.ª posição, com 248 registos. 

O que acham destes nomes? A popularidade atual surpreende-vos? Qual deles preferem? Não deixem de votar!


Resultado da sondagem



10 comentários:

  1. Gosto dos dois mas prefiro Diego!

    ResponderEliminar
  2. Votei em Diego porque Enzo não parece nome...

    ResponderEliminar
  3. Honestamente, acho que sou demasiado conservadora para gostar quer de um, quer de outro. Para mim não há Diego que bata um Diogo, por exemplo.
    Os números em si não me surpreendem pelo simples facto de estar familiarizada com o ranking, no entanto não consigo perceber quais os factores que levam um português a preferir estes dois nomes sobre outros. Vamos esperar pelos próximos comentários a ver se fico mais esclarecida :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro e amo mto o nome Diego, que por sinal é o nome do meu filhote mais novo.

    ResponderEliminar
  5. JR* a resposta é porque preferem nomes estrangeiros.

    Está bem que é conservadora, mas sabe que não é obrigatório um português só gostar de nomes portugueses. Então é isso... uma questão de gosto.

    ResponderEliminar
  6. JR*, a razão é, precisamente, gostar de nomes "diferentes", modernos, estrangeiros. Os pais dos Diegos e Enzos serão (ou seriam) provavelmente pais das Kyaras e Yasmins também. Percebo o seu ponto de vista, estes nomes também não me dizem nada e prefiro largamente os mais tradicionais, mas lá está, é uma questão de gosto.
    Sinceramente, não consigo escolher um favorito entre estes dois, não gosto mesmo de nenhum deles.

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvidas, Diego. Enzo não gosto nem na Itália, porque parece apelido de Lorenzo, Vincenzo...

    ResponderEliminar
  8. Vou votar em Enzo, mas não gosto muito de nenhum.

    ResponderEliminar
  9. Deus do céu!!
    Que nomes feios!!
    Prefiro Diogo.(não Diego)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)