Aladino & Saladino

em 30/09/14


Aladino e Saladino são nomes de origem árabe e remetem para a fé; Aladino tem origem em alah ad-in, que significa "grandeza da féou "auge da religião" e Saladino tem origem em çalah ad-in e significa "pureza da fé" ou "paz através da fé". 
Historicamente, Saladino era o epíteto do primeiro Sultão do Egipto, que se chamava Ysuf, enquanto que Aladino estará para sempre associado à história de Aladino e a Lâmpada Mágica, retirada dos Contos das Mil e uma noites. Mas se Yasmin é hoje um nome muito popular, possivelmente devido à popularidade alcançada por Jasmine, do filme da Disney, Aladino não teve a mesma sorte e dificilmente terá. Diria até que escolher Aladino para um filho seria tão impensável quanto escolher Ali Baba, não vos parece? E já que falamos em Ali Baba, sabiam que na história ele é ajudado por Morgana? Nunca me tinha ocorrido, mas Morgana e Jasmina até combinam bem! 

2 comentários:

  1. Se tivesse de escolher entre os dois, Aladino sem dúvida. Não costumo fazer associações mas Saladino só me remete para saladas. E eu até gosto de saladas!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ver na tv, naquele programa "Árvore dos Desejos" um menino chamado Aladino! Primeira vez que ouço o nome em Portugal.

    P.S.: Morgana é uma personagem da "Lenda do Rei Artur", no conto de Ali Baba a personagem chama-se Morgiana ou Marjanah

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)