Popularidade dos nomes femininos retro em 2011

em 18/05/12


Tenho aprendido muito com este blog. Aprendi, até, a baixar as expectativas e a valorizar devidamente os nichos, percebendo que a diferença nunca se mostrará em grande número e que isso é, na verdade, um aspecto positivo. Por isso, foi com grande agrado que vi que a soma dos registos dos nomes que vimos ontem como "retro" foi de 770 833, quase tantos quantos Diana Sofia teve sozinha... É absolutamente fantástico! 
O nome Júlia é o grande destaque do grupo, com 150 registos. Acho que até certo ponto há aqui mãozinha brasileira, devido à grande popularidade do nome desse lado do mundo (recorde-se que Júlia foi o nome mais escolhido pelas mamãs do Baby Center Brasil), mas acredito que também haverá Júlias portuguesas. 
O trio que se segue surpreendeu-me pela positiva, porque é composto por três nomes que costumo agrupar: Salomé, Rebeca & Simone - nomes fortes, carismáticos, misteriosos. Respectivamente, 47, 39 e 31 registos. 
E o que dizer do grupinho seguinte? Anita, Amélia, Elisa, Rosa & Olívia (30, 26, 25, 25, 21) fez-me imediatamente pensar numa colecção de livros que eu tinha, cujas bordas eram recortadas às ondinhas e tinham umas ilustrações simplesmente deslumbrantes, muito delicadas e de cores muito suaves!
No grupo de nomes que ficou entre os 20 e os 15 registos encontramos Manuela, Angelina & Natália, três nomes que seriam fáceis de encontrar em bebés no Brasil, certo?  
Entre 14 e 10 registos, aparece mais uma série muito fofa: Aurora, Isaura & Glória, tal como Anastácia, Angélica, CecíliaEunice & Fernanda. É neste grupo que também se inserem alguns dos nomes que vocês sugeriram:  Antónia, Carmo & Valentina e, também, Anabela, que me parece mais moderno que os restantes. 
Entre nove e cinco registos estão Evelina, Filomena & Adelina, tal como Jacinta, Fátima, Lurdes & Samaritana; Ália & Lucília, Eugénia & Regina, Esperança & Esmeralda. 
Com três e quatro registos, podemos encontrar Dulce, Ilda & Olga;  ElviraFelícia & AidaCândida, Celeste & Graça; Joaquina, Domingas & Brígida. 
Com dois registos apenas estão os delicados Amália & Emília e os elegantes NicolinaGuilhermina, Josefina & Estefânia; há ainda Laurinda, Lucinda, Delfina, Deolinda & Arminda; Adelaide, Natércia & AugustaJudite Odete. 


Nomes com um registo: 
  • Alda      
  • Arlete      
  • Açucena      
  • Adélia      
  • Alberta      
  • Albertina      
  • Arlinda      
  • Benvinda      
  • Clotilde      
  • Eulália      
  • Felicidade      
  • Florinda      
  • Ida      
  • Idalina      
  • Jaquelina      
  • Josefa      
  • Leocádia      
  • Lucrécia      
  • Ludmila      
  • Mavilde      
  • Nazaré      
  • Orquídea      
  • Palmira      
  • Paulina      
  • Rosália      
  • Rosalina      
  • Severina      

Atualização: Tal como notado na caixinha de comentários, Fátima teve 33 registos e Emília 37; lamentavelmente, esqueci-me que a busca no PDF não assume os acentos!


6 comentários:

  1. 707 registo, realmente não imaginava que conseguissem acumular tantos :) Nada mau mesmo...

    Também acredito que a comunidade brasileira influenciou o nome Júlia, mas devem haver Júlias portuguesas... Aliás a filha mais nova do nosso primeiro-ministro é Júlia, eu que nem gosto muito dele, acho que ele teve muito bom gosto :)

    Uma coisa que estava a pensar no outro dia, sobre esta dicotomia nomes antigos/nomes anos 80, conheci irmãos com nomes tão diferentes, que penso que realmente há pessoas que nem devem fazer estas divisões, o exemplos de dois casos que me lembro assim de repente:

    Isabel & Sónia
    Emília & Neuza (nunca sei se é Neuza ou Neusa)

    E às vezes no de mãe para mãe também vejo casos de pessoas que estão na dúvida entre dois nomes que acho que não têm nada a ver: imaginem alguém na dúvida entre Íris e Francisca...

    Bem foi só uma partilha de pensamentos :)

    ResponderEliminar
  2. Emília não tem 2 registos, tem 37!
    Fátima não tem 5 registos tem 33!

    ResponderEliminar
  3. Muito engraçado este tema. Bem, acertei nalguns! :) Pessoalmente acho (pelo menos alguns) (d)estes nomes mais estimulantes do que a tendência actualmente em voga. Dado que actualmente se vive uma certa tendência retro (culturalmente) não me espantaria se alguns destes nomes subissem notoriamente de popularidade nos anos vindouros

    ResponderEliminar
  4. Nem acredito que há uma Açucena! Nem imaginam como isso me enche de felicidade! Imagino uma pequena flor!

    ResponderEliminar
  5. Acho Amália tão lindo! Não percebo porque é tão pouco usado... alguma ideia?
    Um beijinho,
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto muito de Amália e tenho esperança de que regresse! Acho que os pais se afastaram do nome por causa da associação a Amália Rodrigues e ao fado. Agora que já passou tanto tempo desde o seu falecimento, e com o reconhecimento do Fado como Património imaterial da Humanidade pode ser que reconquiste os portugueses :D

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)