Assis

em 11/05/12


Em Itália, há uma cidade chamada Assisi, que se tornou mundialmente conhecida por ser a terra-natal de Francesco Bardone - ou S. Francisco de Assis. Era também o apelido do conhecido escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, filho de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina, que era açoriana. Machado de Assis casou com a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Morais, a quem ele chamava carinhosamente de Carola, e que era irmã de Faustino, Miguel e Adelaide. 
Por "carolice", aqui ficam alguns nomes de personagens das obras de Machado de Assis:


  • Bento Santiago
  • Brás
  • Caetaninho
  • Capitolina "Capitu"
  • Carlota
  • Carmo
  • Cecília
  • Duarte
  • Elisa
  • Emílio
  • Estela
  • Eugénia
  • Félix
  • Fidélia
  • Flora
  • Guiomar
  • Helena
  • Inácio
  • Isabel
  • Lívia
  • Luísa
  • Marcela
  • Margarida
  • Plácida
  • Rita
  • Sancha
  • Simão
  • Sofia
  • Virgília

Podemos preferir associar Assis à religião ou à literatura, mas ambas lhe dão uma dimensão muito especial; acho que Assis poderia ser uma alternativa a Dinis, sem perder o carácter histórico. Curto, ritmado, reconhecido por toda a gente, funcionaria muito bem como segundo nome. Não me parece que seja um apelido muito popular em Portugal, para que se ponha em causa como nome próprio. 
Acham que funcionaria como segundo nome feminino?
Em Portugal, Aziz também é aprovado: é um nome árabe, e o prefixo Az aponta para "forte" ou "respeitado", mas também já li que o nome significa "tesouro precioso". 

1 comentário:

  1. Já era para comentar no outro dia, mas depois esqueci-me... nunca me lembraria de Assis para nomes próprio, mas pensando bem não é feio...

    Já agora, embora nunca tivesse conhecido a senhora, a minha avó e a minha tia-avó falavam muito de uma Capitolina... não sei porquê contavam sempre história engraçadas da tal Capitolina... então na minha cabeça Capitolina é um nome engraçado para desenho animado :$

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)