Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes compostos com Gabriel

9.11.11

Quando faço listas de nomes compostos, é frequente utilizar nomes terminados em -el como segundo nome.  Diria que, juntamente com Alexandre e Filipe, é a fórmula para combinar menos polémica. 
Hoje em dia, os nomes terminados em el estão muito na moda como primeiro nome. E se a mim não me faz diferença nenhuma tratar uma criança pelo segundo nome, há pais que, mesmo optando por nomes compostos, fazem questão de que o primeiro seja, claramente, o nome principal. Tem lógica!! 
O problema surge quando nos apaixonamos por um primeiro nome que não é fácil de conjugar com outros mas, mesmo assim, não queremos abrir mão  das nossas convicções... 

  • Gabriel Floriano
  • Gabriel Jasmim
  • Gabriel Leão
  • Gabriel Nadir
  • Gabriel Nicolau
  • Gabriel Tristão

São pouquinhas sugestões  porque, em quase todos os casos, soa-me melhor a inversão do nome, mas esse não era o objetivo do post. Quais seriam as vossas sugestões? 

Atualização

Em 2013, os nomes compostos com Gabriel mais registados foram os seguintes:

  • Gabriel Filipe
  • Gabriel Alexandre
  • Gabriel José
  • João Gabriel 
  • Lucas Gabriel 
  • Enzo Gabriel 
  • Afonso Gabriel 
  • Pedro Gabriel 
  • Gabriel Henrique
  • Tiago Gabriel 
  • Tomás Gabriel 
  • Gabriel Martim
  • Santiago Gabriel 
  • Gabriel André
  • Gabriel Dinis
  • Gabriel António
  • Duarte Gabriel 
  • Francisco Gabriel 
  • Gabriel Duarte
  • Jorge Gabriel 
  • Rúben Gabriel 
  • Gabriel Maria
  • Carlos Gabriel 
  • Sérgio Gabriel 
  • Luís Gabriel 
  • Rui Gabriel 
  • Gabriel João 
  • Gabriel Santiago
  • Dinis Gabriel 
  • Gabriel Ângelo
  • Gabriel Lucas
  • Paulo Gabriel 
  • Martim Gabriel 
  • António Gabriel 
  • Diogo Gabriel 
  • Ângelo Gabriel 
  • Gabriel de Jesus
  • Henrique Gabriel 
  • Nuno Gabriel 
  • Bruno Gabriel 


27 comentários :

Vi disse...

Conheço um Gabriel Arthur :)

Sophie disse...

Gabriel conheço mas é ou sozinho ou com 2º nome:
Joao Gabriel

ou entao o tradicional : Gabriel Manuel!!!

Ana Sofia disse...

Gabriel apenas conheço um e tem cerca de 1 aninho. É Gabriel André.

Uella disse...

Gabriel José
Gabriel Filipe
Gabriel Frederico
Gabriel Martinho

Anónimo disse...

Conheço um Gabriel Ian e adoro.

Anónimo disse...

Enzo Gabriel

vivi disse...

Que tal...

Gabriel Henrique

eu gosto muito, axo diferente e nao muito invulgar.

vivi disse...

Também conheço um Simão Gabriel

ballymena disse...

Gabriel Vasco.

Alda disse...

Tenho na família Gabriel Arcanjo (avô), Álvaro Gabriel (irmão) e Rodolfo Gabriel (primo).

Anónimo disse...

meu bebe se chama victor gabriel mt levado...

Robson disse...

Gabriel Arturo
Gabriel de Luca
Gabriel Fla. hehehe

Anónimo disse...

Gabriel já é bonito por si só. É MUITO difícil achar uma combinação boa para Gabriel.

No Brasil existem maiores possibilidades de combinações mas mesmo assim, nunca é aquele nome que você diz: é esse!!!

Mas, vamos lá, variando pelos nomes mais comuns entre Brasil e Portugal:
Gabriel Henrique,
João Gabriel,
Gabriel Noah,
Enzo Gabriel,
Gabriel Eli,
Vitor Gabriel,
Gabriel Dinis,
Lucas Gabriel,
Gabriel Farid,
Gabriel Said
Gabriel Mansur.

Anónimo disse...

António Gabriel

Anónimo disse...

António Gabriel

SN disse...

Gabriel Duarte. O meu baby. Quem não me conhece pensa que é nome próprio mas Duarte é apelido. Mas se alguém gostar... Fica a sugestão.

Karine Cunha disse...

O que acha combinação os nomes compostos:

Gabriel Arthur
Gabriel Pedro
Gabriel Vinicius
Gabriel Miguel
Gabriel Luigi

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Karine, não gosto de Gabriel Miguel. Quanto às restantes combinações, não acho que sejam feias, mas gostaria mais se estivessem invertidos, ou seja, se Gabriel fosse usado como segundo nome. De qualquer forma, a que mais me agrada é Gabriel Arthur.

Anónimo disse...

Gabriel Tomás

Karla disse...

Gente to pensando em Eduardo Gabriel, oq acham?

Miss F disse...

Conheço um Gabriel mas acho que é um nome demasiado bonito e forte para ser conjugado. :)

Anónimo disse...

Gabriel Augusto ;) acho lindo.

Anónimo disse...

Gabriel Davide era o nome do meu filho

Anónimo disse...

Gabriel Davide era o nome do meu filho

Anónimo disse...

Arthur gabriel

Poliana Tomaz disse...

Acho lindo, e estou na duvida entre:
Arthur Gabriel
Yuri Gabriel
Lucas Gabriel
Gabriel Henrique
- Alguém tem uma sugestão de qual é melhor?

Anónimo disse...

Arthur Gabriel é lindo.