13 de Abril de 2011

Nomes diferentes femininos




Há uns anos, comecei a dedicar-me à literatura de fantasia - muito influenciada pelo meu namorado, que é um devorador desse tipo de livros. Para além do recurso à magia, esses livros partilham também o uso de nomes pouco convencionais e, muitas vezes, criados pelos próprios autores. São nomes que apontam para uma época medieval, com uma pitada mística, valorizando os significados e, claro, a raridade.
A lista de hoje é composta por nomes femininos, aprovados em Portugal, que poderiam bem ser os nomes de personagens apaixonantes, mágicas e misteriosas. Ou seja, uma lista perfeita para os visitantes que cá chegam à procura de nomes raros, nomes invulgares, nomes diferentes, nomes estranhos e nomes pouco usados:

  • Airiza
  • Aleta
  • Alix
  • Aradna
  • Aruna
  • Bérnia
  • Bijal
  • Calila
  • Carsta
  • Cizina
  • Cleia
  • Clícia
  • Daina ("música")
  • Ditza
  • Drusila
  • Eárine 
  • Eleia
  • Éola
  • Éris
  • Eularina
  • Farida
  • Fiama
  • Gerda
  • Heda
  • Herénia (parece "aranha" dita pela minha avó beirã)
  • Hulda (entrada nova na lista de nomes aprovados)
  • Ione (significa violeta)
  • Juna
  • Levina
  • Melida
  • Morgana
  • Morian
  • Pandora
  • Penélope
  • Petra
  • Poliana
  • Riana
  • Roena
  • Romina
  • Safira
  • Sância
  • Séfora
  • Serena
  • Solana
  • Suati
  • Tirza
  • Torpécia
  • Vaísa
  • Verena
  • Vestina
  • Vida
  • Violante
  • Xénia
  • Zahra
  • Zamy
  • Zena
  • Zulaia


84 comentários:

Filipa disse...

Adorei o post de hoje! Também adoro esse tipo de literatura de fantasia e de filmes desse género místico e mágico! Como é óbvio não colocava nenhum nome num filho.
Pessoalmente conheço uma Petra e uma Xénia.
Mas sonhando um bocadinho, se vivesse uma era mística, época medieval, usava os seguintes nomes: Aleta, Calila, Eleia, Farida, Levina, Pandora, Morgana, Vida, Zahra.
Penélope, há uma representante famosa: Penélope Cruz!
Ontem, na rua ouvi um senhor chamar pela filha com cerca de três anos de...Serena!! Achei tão delicado o nome.

C* disse...

A grande maioria dos nomes é ,de facto, diferente :) E ,por vezes, não percebo como alguns são aprovados. Mas adiante, adoro Penélope - atravessei uma fase que até gostaria de me chamar Penélope- Petra e Vida.

Rita disse...

Também gostei muito do post, aliás confesso que o meu interesse por nomes , é mesmo pelo facto de descobrir nomes originais.
Quando tiver filhos, vou querer deste tipo de nomes!
Éarine, Morian e Zahra, lindos lindos!

Vi disse...

Conheço uma Calila, uma Fiama e uma Morgana.

Nomes e mais nomes disse...

Eu usaria alguns como segundo nome; o problema seria arranjar um primeiro nome para formar uma combinação bonita!
Estive quase para não incluir Penélope, porque é um nome que se ouve muito graças à Sra Cruz, mas depois reflecti melhor e coloquei na mesma, porque apesar de tudo, acho que não é muito usado...
V., quem me dera conhecer pessoas com nomes tão interessantes! Elas gostam dos nomes? :D

Vi disse...

Sim, elas gostam dos nomes, gostaria de ter um nome menos comum! Me chamo Victória Magna, apesar do 2º nome ser incomum, também não gosto da combinação.

Anónimo disse...

Tal como também deve ter, tenho uma paixão enorme por nomes, e pedia-lhe uma sugestão: Que segundo nome é que fica bem com Olívia, Hortense, Vicente e Kevin, são os meus nomes favoritos!

Também gosto muito de dois nomes pouco referidos: Genevive, e Evangeline, acho lindos!

Infanta Filipa disse...

Olá!
Gosto dos seus nomes preferidos mas por norma só dou sugestões de nomes na língua portuguesa, portanto permita-me que adapte Genevieve e Evangeline:

Olívia Muriela
Hortense Laureana
Genoveva Caia
Evangelina Flor
Vicente Alpoim

Cami Pereira disse...

Olá, minha amiga está grávida do terceiro filho (um se chama Kalel e o outro Kenai). Eles ainda não sabem se é uma menina ou menino e não gostam de nomes "comuns", será que alguma de vocês podem nos nos ajudar com isso?

Um abraço bem brasileiro...

Nina Pereira

Infanta Filipa disse...

Olá Nina!
Pode rir-se de mim à vontade, mas só associo Kalel ao Super Homem e Kenai ao Koda, da Disney... Sabe a origem dos nomes?

ZAMMY LEE; e-mail: zammylleez@hotmail.com disse...

Adorei o Site! Nunca tinha visto um nome parecido com o meu... Me chamo Zammy Lee, e nunca havia encontrado nenhum Zami, Zamy, Zamili... Achei muito bacana!!!
Gostaria muito de saber a origem e o significado de Zamy, Zammy ou Zammy Lee..
obrigada!

Infanta Filipa disse...

Zammy, embora não tenha encontrado nenhuma definição do seu nome, é possível que esteja associado a Samir ("companheiro para conversa ao entardecer") ou Samira, ou ainda a Samuel ("Deus ouviu"). Existem também referências a Zamir, que tem ligações a "voz" e "canto"...
Já Lee vem da palavra inglesa Leah e significa "prado".

Anónimo disse...

Acho lindo para menina, Noély (que pode ser acompanhada de um segundo nome como, carolina, amanda,...), gosto de lavínia e tbm de luriana. Para meninos lincon, enzo e noah.

Anónimo disse...

Dianne Marya - amei eu sei quem tem o nome Zena (minha tia !!!) e poderia acrescentar também Dianne , Mayara , Eunice,Eny,Dennise e Mellyssa :)

Anónimo disse...

Ola,minha irma chama leidirane meu irmao leelce meus primos dirou,diamei,diano,daquiane,juceila e juquele acho os nomes bem diferente

Midiã Zabot disse...

Olá meu nome é Midiã e é um nome bíblico bastante diferente. Meu nome é hebraico e significa contenda.

Infanta Filipa disse...

É a primeira vez que vejo Midiã, é muito interessante! :)

Alana Cardoso disse...

Vou fazer uma web novela com tema medieval no meu blog, a história tem muita fantasia, terror, maldições e tb romance, esse post vai me ajudar muiito a escolher o nome das personagens femininas, pelo menos a filha do rei eu já escolhi.

Infanta Filipa disse...

Alana, vou querer ler essa webnovela medieval! Depois deixe o link! :)

Nathasha Dias disse...

Eu acho lindo meu nome Nathasha....(thasha)...
O nome da minha filha é Tamyres (Tamy)..e do meu filho mais novo é Pietro...estou gravida de um menino que vai se chamar Pedro Enzo...
Tai quetro lindisimos nomes:
Nathasha (thasha)
Tamyres (tamy)
Pietro
Pedro Enzo

Dattely Vianna disse...

legal,muito bom!!! tenho uma amiga que tem um nome diferente:Weslanya, eu acho lindo!!! muito bem ,bjs!!!1

Anónimo disse...

Eu tenho amigas com nomes bem diferentes tbm! Elas são: Kissela, Rajla e Lara El ( Sim Lara El é um nome só, El não é sobrenome! )

Marianne disse...

Nomes femininos bonitos e não comuns:
Hyalle
Willianna
Tyxia
Naylla
Hidria
Rikartima
Samily
Lohaynne
Idalina
Luna
Hercilia
Nina

Elisabete disse...

Adorei os nomes,gosto d nomes diferentes,legal!!!!

Thyfanny loranny disse...

Thyfanny
wikellya
rosaly
naome
delaylle
layla
lorany
rosally
katellyn
hagata
duda
katleia
lindsay

Anónimo disse...

DAYARA VITORIA LINDO

Anónimo disse...

O meu é Hírya Maria ... não conheço nenhuma Hírya.... só Íria...Híria... mas como o meu ainda não ^^

Anónimo disse...

o meu nome e wallyane pronuncia ualiane acho lindo

Anónimo disse...

Oi, meu nome e kissila. O meu filho chama Rogério. Adoro o nome Rafaela,que e bem simples,mas tb gosto de serena Luna, nina,eloa. Gostaria de uma sugestão de combinação pra luna.

Infanta Filipa disse...

Kissila, fiz um post há uns tempos atrás com algumas sugestões:

http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/05/nomes-compostos-com-luna.html

vivi disse...


Riana Mei...

é giro!!! e totalmente diferente!!
é uma boa opção a ariana.

Não sei se terá muito significado, mas mei tem um significado bonito, florecer, vida.

e riana? tem significado?

Infanta Filipa disse...

Vivi, Riana significa "rainha divina"... Bonito, não? :D

Debhoráh disse...

Adorei os nomes ,, são bem diferentes e lindos ..
Ah Tenho umas primas que tem os nomes bem diferentes mais são lindos ::
Esther Radhassa
Noély Camilly
Arobéd Wyky
Analyze Zymmer
Lauryely Lúcya
Emanuelly Kimberlly
Ysabely B

Debhoráh disse...

E Ysabely Bernadeth que é minha irmã ..
ah meu nome é : Debhoráh Bernadeth

Debhoráh disse...

alguma de vcs sabe o significado de Suanne ?

Infanta Filipa disse...

Debhoráh, encontrei duas referências a Suanne: a primeira, aponta para que seja uma variação de Susana; a segunda, diz que se trata de uma mistura de Sue e Anne...

Debhoráh disse...

obgd ! .. (:

Vania disse...

O nome da minha filha e Lara e gostaria de saber o significado

Infanta Filipa disse...

Vânia, apesar de ser possível encontrar vários significados para Lara, o mais comum indica que se trata de um diminutivo de Larissa (e não o contrário, curiosamente!) e que, por isso, significa "cidadela".

http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/02/duelo-de-nomes-lara-vs-laura.html

Safyra disse...

Olá. Amei esse blog, achei muitos nome bonitos ^^ vi o meu la "Safira", mas minha mãe colocou em mim Safyra, porue ela achou diferente e novo. Eu amo meu nome *--*, e vários outros que vi na lista
^^

Safyra disse...

Porque*

Anónimo disse...

E zamy eu tambem nunk vi ninguem com o nome igual ao meu joennyle ... Tambem acho muito estranho mais oq fazer ne .......

helda abe disse...

Sempre gostei de nomes incomuns.Nao e a toa que me chamo Helda.Tenho duas filhas;Uma se chama Lie e outra Hanamay,ja vi que Hanamay existe em outros paises,mas a minha e unica pq eu fiz uma juncao:hana em japones significa flor e may vem de maio em ingles e e o mes de nascimento dela,ela e uma flor de tao delicada.Antes de por nome nos filhos,saibam o significado,pode fazer a diferenca na vida deles.Fica a dica!

Anónimo disse...

Meus nomes preferidos são: Íris,sophia,isabella,safira,ana clara,ághata,serena,aisha e natalye.

Anónimo disse...

Aqui no Brasil,esses nomes podem soar um pouco diferente,mas achei todos estes nomes lindos! Achei Safira e Melida tão bonitos!

Anna Paula disse...

Achoo lindos esses nomes:
anna;
kassiele;
millena;
rhayra;
pietra valenttina;
lilian;
daniella;
júlia....
sz"

Anónimo disse...

Conheço pessoas chamadas: Vládia, Eline, Arina, Arly, Any e Melissa.
Gosto de: Ayla, Eloá e Alana.

Emyly disse...

Eu acho o nome Pandora lindo *-*

Bruna disse...

Ola também não gosto d nomes comuns acho mto repetitivo, me chamo Bruna e ja vi milhoes d Brunas espalhadas por ai. Olha mhas ideias p vc: kinnid, Rayner, Rayquilan, Rayonne, Raylander,Endrick, Brian. Espero q ter ajudado flor. UM ABRAÇO.

Hozzorane disse...

Olá! Meu nome é bem diferente. será que alguém poderia me ajudar a descobrir o que significa??

Já tentei variações como osorane e ozorane, mas não acho nada.

O meu nome é HOZZORANE

Anónimo disse...

Ola..adoro nomes diferentes conheco algumas pessoas que tem nomes incomuns:
zorzia
fairuz
bissan
nizar
beverly

Infanta Filipa disse...

Hozzorane, procurei por todo o lado, mas não encontrei nenhuma referência ao seu nome! Por aproximação, pensei em Zora - No leste europeu, Zoran e Zora são nomes relativamente comuns e significam "aurora".
A palavra "Osorane" é um adjectivo croata que singifica "arrogante" mas é um tiro no escuro! :(

bleimiany disse...

oi, faz tempo q eu procuro saber o significado do meu nome, só q minha mae n sabe e quando eu pesquiso na net, n da certo!! meu nome é Bleimiany. sera q existe alguem q pode mim ajudar

Infanta Filipa disse...

Bleimiany, ainda não consegui descobrir nada sobre o seu nome... Any estará relacionado com Ana, podendo Bleimiany ser a mistura de dois nomes?

Anónimo disse...

Eu acho q Poliana já virou um nome bem comum, mas mesmo assim é lindo.

Anónimo disse...

Ola em bora meu nome seja comun claudia...o da minha filha é jhully vitoria..
E conheço um oseramen...
Zakia.. bruxula..andrey..tayrinne..

Anónimo disse...

Oiiie!!
Naun gosteei de alguns mas foi tudo perfeito e otimo quando eu tiver minha filha eu vou dxa o nome dela de Vitória
Brigado

lamerca F da Silva disse...

Bacana mais tem um case impronuciaveis. kkkkkk

Kaiully Briancini disse...

ola, meu nome é bem diferente, gostaria de saber se vc ja viu alguma vez, e se ele pode ter algum significado haha bj

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Não, Kaiully nunca ouvi :(

Anónimo disse...

Diferente e ridiculoooooo ...

Anónimo disse...

ola amei os nomes lndos d mais ajudem-me c um nome q tem um bom sgnfcado, amei hanamay achei lindo, o meu é nadine e mnha irmã é nay bjss

Anónimo disse...

sao lindos os nomes,o meu e Gilberdania eu axo
muito estranho! Vlew

Renata disse...

Eu conheço 2 irmãos com nomes bem diferentes...Nidilaine e Lamartine.

Anónimo disse...

Eu conheço dois irmaos qe se chama zayon e karel bem diferente neh

Anónimo disse...

Eu conheço dois irmaos qe se chama zayyon e karel bem diferentes neh . Bj meu nome eh nayara nao sei o significado dele...

Anónimo disse...

o nome da minha filha é Thaíze acho lindo!
e o meu é Zenilda!
tem o da minha irmã Zenilcia!
e do meu irmão Zenilto!
acho uns nome bem diferente!

Anónimo disse...

Oi o nome dá minha filha eh maria kaylanne gostaria de saber o significado

Anónimo disse...

O meu eh Elizane formão varios nomes c ceparar ... Por exeplo
Eliz/ eliza/ zane ou eli ou ane ou izane

Eánya disse...

Muito bonitos essa nomes !!! e adorei essa´pagina realmente merece parabéns pois muitas pessoas da rede social não quer saber de nada apenas quer acessar n quer fazer .... esperam outras pessoas fazer para poder acessar # se é que vocês mi entende# obrigado por ler meu comentário a pagina é muito legal é bonita @!!!!!

Eánya disse...

Muito bonitos essa nomes !!! e adorei essa´pagina realmente merece parabéns pois muitas pessoas da rede social não quer saber de nada apenas quer acessar n quer fazer .... esperam outras pessoas fazer para poder acessar # se é que vocês mi entende# obrigado por ler meu comentário a pagina é muito legal é bonita @!!!!!

Anónimo disse...

Eu gosto do nome Mackenzie...acho lindo,muito lindo

Anónimo disse...

Achei lindos os nome .
Vou da um nome Lorranny

Anónimo disse...

qero uma combinaçao para o nome luna

Ktury Raynna disse...

Alguem ja viu ktury raynna?

Thamy disse...

Ola... o meu nome é bem diferente e eu amo meu nome. Nao cocheço pessoalmente outra pessoa com nome igual o meu.... THAMY
Abraços

u.u disse...

Kéfera Marianah Thierry

Anónimo disse...

Kkkkkkk

Anónimo disse...

Minha amiga se chama TELLURICA; eu acho lindo o que significa


Anónimo disse...

Olá!! O que acham de Clenir e qual o significado?

Anónimo disse...

Conheço uma Nana Chara... Diferente e bonito.

Anónimo disse...

Gente então terei meu baby e estou pensando se for menina em colocar : Agatha Isabelle ou Agatha Isabela .
Mas e vocês oque acham ???

Anónimo disse...

O nome dos meus filhos, Lunardo é Beatrice acho lindo.

Anónimo disse...

Ola,adorei os nomes.. Me chamo Mayzza(Com dois Z's) ate gosto,mas acho exagero o modo que se escreve.Conheço muitas pessoas com nomes diferentes,entre eles,os das minhas vizinhas gêmeas: Serena e Céu.. Pra falar a verdade acho lindo Céu e Anja, mas tambem gosto de Hadassa, voce pode me disser o significado?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails