Nomes chiques para bebés

em 18/04/11





O nome é o nosso primeiro cartão de visita. Não me cansarei de escrever esta frase, por mais cliché que pareça. Não me espanta, então, que muitos pais procurem, à partida, um nome considerado elegante, que de certa forma reflicta um determinado estilo de vida. Ou seja, um nome português que também seja um nome chique.
Se chegou aqui exactamente à procura desse tipo de nomes, fique já a saber: os nomes portugueses são fáceis de catalogar e encontrar um nome chique não é complicado. Aqui ficam algumas dicas:


Neste grupo, incluo nomes como Madalena, Carlota  e Benedita para meninas, Salvador, Lourenço e Tomás para os meninos. Se pretende um destes nomes, pode também procurar em listas de nomes mais associados à religião, como nomes de Santos/Santas, talvez até nome de Papas. E não se esqueça de ver as listas de nomes da monarquia , em especial os nomes dos infantes e infantas portuguesas. 

  • Tente não escolher um primeiro nome que rime com o apelido 
Embora haja quem defenda que nomes como João Brandão ou Martim Amorim são mais fáceis de memorizar (vide João Baião), eu não acho que fique uma combinação propriamente bonita. 

  • Se quer um nome que os outros considerem chique, talvez não deva escolher um nome composto
Os gostos são muito subjectivos, mas a tendência é achar que misturar nomes é parolo. Pacóvio. Saloio. Nem sempre é. Se pondera um nome composto consensual, talvez queira ver esta sondagem: Maria derrotou Ana.

  • Afaste-se o mais que puder dos nomes marcantes dos anos 80. 
A geração de 80 começa agora a ter bebés e há uma forte probabilidade de acharem que nomes como Sónia ou Carla estão démodé. Apesar do regresso das roupas dos anos 80, continuo a achar que ainda é cedo para o regresso das Vânias, Patrícias e Cristinas.

  • Na generalidade, as pessoas têm tendência a achar que os nomes da moda são os nomes chiques do momento
Não há muita gente a frequentar sites ou blogs sobre nomes, e também não há muita gente a proclamar o seu amor por nomes como Páris ou Josefina. Na dúvida, pergunte a uma educadora de infância quais os nomes mais populares no momento. Ela saberá dizer-lhe, de certeza absoluta. 

  • Um clássico é sempre um clássico 
Embora ainda não tenha aprofundado este tema como gostaria, não é a primeira vez que digo que há nomes intemporais e que por isso se mantêm frescos. Helena e Teresa para meninas, ou Luís e Tiago para meninos, por exemplo. Depende um pouco da nossa noção de "chique", bem sei.

  • Se um clássico é um clássico, um vintage não é para qualquer um 
Se escolher o delicado Amélia, prepare-se para enfrentar com graciosidade alguns sorrisos amarelos. É lindo mas, para a maioria das pessoas, acabou de condenar a sua bebé a uma vida de sofrimento.  São de esperar comentários que incluem expressões como "nome muito pesado", "nome estranho" ou "nome antiquado". 

  • Um nome chique para mim pode não ser um nome chique para si. 
Já toquei neste ponto acima: a chiquesse, chiqueza, chiquismo, eu sei lá! para mim é sinónimo de elegância. E elegância é sinónimo de simplicidade. Mas para outra pessoa, chique pode ser vistoso, vibrante, invulgar. 
A lista que agora apresento reflecte a minha noção de chique, que passa por nomes simples, normais, com classe, não muito populares (alguns estão na moda, mas ainda não são muito representativos): 

Meninas

  • Alice
  • Clara
  • Eduarda
  • Emília
  • Flora
  • Gabriela
  • Luísa
  • Marta
  • Raquel
  • Sílvia




Meninos

  • André
  • António
  • Duarte
  • Frederico
  • Gustavo
  • Manuel
  • Noé
  • Romeu
  • Tomé
  • Vicente



Se está a ler este post a partir do Brasil, tem sorte. Pode escolher um nome qualquer e escrevê-lo como bem entender. Mas cuidado. Estas duas características são o primeiro passo para o abismo. Também tenho algumas considerações a fazer (baseadas em horas e horas de novelas e fóruns brasileiros sobre nomes):

  • Pense bem antes de utilizar uma grafia invulgar: no seu país, Sophia é uma grafia muito popular, e já tem um toque distintivo. Será mesmo necessário reforçar essa ideia optando por Sophya?
  • Muitas letras não é necessariamente sinónimo de elegância. Christinne, Raphaella obrigarão a que esteja sempre a soletrar o nome, porque ninguém se vai lembrar de o escrever assim! 
  • Se o seu apelido é tipicamente brasileiro, optar por um nome estrangeiro não gera uma combinação das mais elegantes. Karen dos Santos não fica bonito. 
  • Se quer homenagear as suas raízes italianas, há nomes maravilhosos para além de Giovanna e Enzo...

Resumindo e concluindo: "quem tem que gostar são os pais" é muito fácil de se dizer, mas não corresponde inteiramente à verdade. Há um ser muito pequenino que vai carregar por muito mais de nove meses o nome que você vai escolher. E se no início são os pais que têm de lidar com o desconforto de uma escolha menos positiva aos olhos da sociedade, a partir dos cinco anos, o fardo passa para a criança. 
Eu amo nomes invulgares, nomes de bisavós, nomes de tias, nomes arrojados, mas nem eu, nem os queridos visitantes que comentam com frequência neste espaço fazemos parte da regra geral.

E para vocês, o que é um nome chique? E quais são os nomes que, na vossa opinião, são chiques?

Entretanto, escrevi um novo post sobre nomes chiques para crianças, de um prisma diferente... 

293 comentários:

  1. Eu me chamo Fernanda, sempre gostei do meu nome e nunca tive problemas com ele, a única coisa que me incomoda é o fato de terem muitas. Sempre tem mais de uma na minha sala de aula. Na minha opinião, nomes sofisticados são simples, porém não tão comuns. Apesar de alguns já terem virado modinha. Era apaixonada pelo nome Sophia, ainda sou, mas agora não seria capaz de colocar esse nome em uma criança pois tá muito batido, mas continuo achando lindo, até pelo significado. Acho os nomes Gonçalo, Conrado, Vicente, Lorenzo (apesar de ser comum hoje em dia), Vicente, Valentim, Lourenço, Teodoro, gosto de Grégor e Sebastian também. Para meninas Alice, Clara, Luísa, Joana, Catarina, Cecília e Melissa

    ResponderEliminar
  2. eu nao gosto muito do meu nome "silvia Bianttiny" porque poucos pronunciam correto, e uma vez na aula o professor de psicologia chamou-me "biasttiny" e foi graça por toda parte...

    ResponderEliminar
  3. nomes mas bonitos que eu acho é:
    sophia,ana livia, marina,rita,maria cecília,anita,rose,helen,ingridy, paloma,amarílis,davi,deividy, henrrique,gustavo,leandro,bruno, bernado,rubens,e ok.

    ResponderEliminar
  4. O meu nome eu acho que e o pior,mais nao faz mal,ja me foi dado a 38 anoss,ja nao posso fazer nada,me ajudem,os nomes,Kenny,wilby,Beauty,posso?

    ResponderEliminar
  5. Sobre o comentario da Anar: ela acha meu apelido chique, gostei disso haha. Sgundo, acho um absurdo brasileiro vir aqui e falar "sacanagem", quer usar esses termos? Vá a um blog brasileiro, sinceramente não sou obrigada a ler certos comentários desnecessários e brasileiro falando que Kamilly, Jhonnatan e sei lá mais o que é nome chique, pelo amor de Deus, honestamente ne?! Eu acho nomes chiques, nomes curtos e gosto muito de nomes italianos(mas não acho eles chiques, é apenas um gosto meu) Nome chique pra Homem: Luís, Manuel, André ( Andres), Nuno, Matias e Rui. Pra Mulher: Eloá, Lis, Ivi, Elisa, Rosa, Flor, Flora, Agnes, Betina e Filipa. Eu sou brasileira e não concordo com esses nomes y ll e nn e sobre a lista dos nomes, seria uma boa no Brasil, mas poderiam aumentar um pouco mais a lista pelo fato do Brasil ser um país bem maior que Portugal

    ResponderEliminar
  6. Amei o artigo, Meu nome não é assim de comum, me chamo Cinthia Eliza... Nunca entendi de onde minha mãe tirou esta idéia! Meus filhos, em homenagem às origens italianas chamam-se Bianca e Lorenzo (nenhum deles composto), e mais um(a) bebê está a caminho e por isso ando buscando um nome que "me encontre". Claro que italiano seria o ideal, mas muitos me chamam a atenção, e meu marido sendo de origem alemã de repente ...Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Olaa!
    Estou gravida de 12 semanas tou muito feliz mae e pai de primeira viage,Se for menina O pai decidiu Evellyn eu gostei mais preferia Heloise mais tudo bem . Acontece q agente ainda nao sabemos o q colocar se for menino voces podem mi da sugestao.

    ResponderEliminar
  8. Yara é um nome bonito

    ResponderEliminar
  9. Estou esperando bebe agora eu estou em dúvida qual nome eu coloco

    ResponderEliminar
  10. Acho Letícia um belo nome, ao contrário de nomes como Josefina, Raimunda e Adalgisa.

    ResponderEliminar
  11. Acho lindo o nome FLORA mas não sei qual sobre nome ficaria lindo e proporcional ao primeiro nome! 😞. . Alguma ideia ?

    ResponderEliminar
  12. Olá, meus nomes favoritos são: MARIA, HELENA, LAURA E CECÍLIA para meninas e PEDRO, DAVI, MIGUEL E NOAH (que é uma variação de NOÉ) para meninos. Gosto desses nomes por conta dos significados e das lembranças que me trazem. Acho que se deve pensar muito em que nome dar para um filho, pois depois quem sofre é sempre ele. Acho que quanto mais simples mais chique é. rs' beijinhos :*

    ResponderEliminar
  13. Lupita nome da cachorra

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto de todos os nomes ,não falo o q gosto e não gosto pq posso ofender alguem . Isso serve para todos que estão lendo ...Sou grata pela compreensão de vcs !!!!
    Obrigado ...

    ResponderEliminar
  15. Mas no Brasil pode-se mesmo atribuir qualquer palavra como nome a uma criança?

    ResponderEliminar
  16. Pergunte para sua mãe, porque se a pergunta for dirigida a seu pai, ele certamente perguntará para sua mãe...

    ResponderEliminar
  17. MANUELA E MUITO BONITO E EU TO GRÁVIDA AINDA NÃO SEI O SEXO SE FOR MULHER VAI SER MANUELLA

    ResponderEliminar
  18. Nasci no Brasil, mas tenho uma ligação muito forte com Portugal, por meu pai ser português e toda a família ainda morar no país. Por isso, ao escolher os nomes dos meus filhos, optei por nomes que me remetiam fortemente a Portugal: Filipa, Leonora e Martim.
    Aqui, as pessoas normalmente acham estranho (principalmente Filipa), mas consideram-nos elegantes, pois são nomes tradicionais e muito pouco usados por aqui. Que surpresa descobrir que são nomes que hoje estão na moda por aí! :)

    ResponderEliminar
  19. Olá Márcia! Tem toda a razão, os seus filhos sentir-se-iam como peixe na água entre as crianças portuguesas :)

    ResponderEliminar
  20. Bem estou gravida de gemeos e pretendo colocar o nome de joao felipe, e cristiano Ronaldo como o jogador de futebol de portugal e queria a opiniao de vcs se os nomes sao bons ou nao??

    ResponderEliminar
  21. Bem de todos os seus nome por ella soy eva, gostei apenas de victoria, maria e renata. Os outros no meu filho nao colocaria nunca. Mais se vc gostq siga seu estinto mais sempre q colocamos nomes em nossos filhos temos q prestar atençao por existem crianças maldozas e ate mesmo os adultos fazem bulling com o nome da criança e eu pensei bem mais bem mesmo nos nomes dos meus filhos tenho de 9 anos q se chama joao felipe e tenho outro de 6 que se chama cristiano ronaldo...

    ResponderEliminar
  22. fernanda
    ana karolina
    itala pietra
    pietra micaely
    wemilla brenda
    fernanda micaely
    karolina pietra
    brenda ketely
    wandermila

    ResponderEliminar
  23. Acrescentaria na lista dos masculinos MIGUEL, que apesar de antico é um clássico e soa forte.
    E na lista de nomes femininos ELISA.

    ResponderEliminar
  24. Oi vivo em Moçambique tou gravida de 7meses e eu gostaria de dar a minha filhinha o nome de ingredes e o meu Marido ker Sancha me ajudem qual dos dois e melhor

    ResponderEliminar
  25. O meu nome é Raquel e eu particularmente gosto mt do meu nome, mas eu queria saber o que vcs acham do nome Sophia, que é como vai se chamar provavelmente a minha filha. Bjs

    ResponderEliminar
  26. Acho meu nome e do meu esposo lindo e diferente: Mayline e Magdiel

    ResponderEliminar
  27. Estou gravida de 6 meses e ainda nao sei o sexo mas gostaria de umas ideias sobre nomes de meninos com a letra p e a letra e.
    De menina escoli PYETRA EMANUELLY o q vc acha?

    ResponderEliminar
  28. Futuramente o nome dos meus filhos ... Mulher vai ser Camily ou tuany e homem vai ser Ryan Tayllor ou Bryan ..... Oque acham desses nomes ...????

    ResponderEliminar
  29. Eu costo de Katarina, fica chique para o meu gosto particular! Isabel também. E Wiliam fica ótimo na categoria de nomes chiques para meu gosto é claro, Mais eu gostei dos nomes deste post, muitos eu considero chiquérimos!

    ResponderEliminar
  30. Tem alguns nomes super legais como
    Aurora , Vinicius , Emilly , Alexandre , Stefanie , etc ... O importante e que curti muito esse blog ! Está de parabéns

    ResponderEliminar
  31. Sej que muitas pessoas acham "cafona" pôr nomes parecidos ou iguais de parentes nos filhos, no meu caso, sou Marisa por causa da minha avó, e vou colocar o nome da minha filha de Manuela por causa da letra M!!

    ResponderEliminar
  32. Marisa, muitas vezes nomes que nem possuem a mesma letra, no entanto, poderão ser parecidos. As filhas de uma colega de trabalho são Rafaela, Daniela e Gabriela, com a diferença de idade até dois anos e muito parecidas. Até os avós encontram dificuldade em associar o nome à pessoa, mesmo usando as formas Rafa, Dani e Gabi, eles ainda se atrapalham.
    O nome Marisa em relação ao nome Manuela soa bem diferente, sem falar que se trata de mãe e filha.

    ResponderEliminar
  33. Oi Filipa.
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!
    Como sou italo brasileira, gosto de nomes com pegada italiana.
    O que você acha de Domenica?
    Também adoro Caterina e Tiziana as versões italianas para Catarina e Ticiana, respectivamente.
    Confesso também que depois de acompanhar o blog, se tiver uma filha quero batizá-la como Filippa, a versão italiana do seu nome. Como li em outros posts aqui mesmo no blog, sei que é um nome que soa estranho no Brasil porque associamos a Felipe, que é um nome muito popular aqui, mas não tenho medo de ousar. Filippa é lindo!!!
    Também gosto de Valentina, mas está muito comum aqui.
    Não tenho nada contra nomes estrangeiros, desde que a grafia e a pronúncia não entrem em conflito com o português. E você o que acha de "estrangeirismos"?
    Deu pra perceber que adoro o assunto "nomes", né?
    Enfim, deixo esses nomes como sugestão para futuras mamães que gostam de nomes italianos. Para meninos, gosto de: Matteo, Luca, Stefano, Lorenzo...
    Beijos e continue o excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  34. Ola!
    Estou grávida e 5 meses do meu seguindo filho, outro menino e não faço ideia do nome . O primeiro se chama Marco Antonio, nome do pai do meu marido.
    Gosto de nomes:
    Pouco usado
    composto
    ;)
    Poderia me ajudar? #obg! Aline

    ResponderEliminar
  35. Aline,

    Hugo Fernando
    Oto Lourenço
    Écio Teodoro
    Ivo Lupércio
    Ciro Renato

    ResponderEliminar
  36. Letícia, gosto bastante de Domenica!Eu não tenho nada contra estrangeirismos, apenas por norma acho que há nomes portugueses mais interessantes :)
    Quanto a Filippa, só posso aplaudir :)

    Aline, pensei de imediato em César Augusto...

    ResponderEliminar
  37. É, de fato, Marco Antônio e César Augusto são nomes históricos, desse modo formam um par perfeito. Se fosse para mim estaria aprovada a sugestão.

    ResponderEliminar
  38. Eu gosto do nome Benjmin e Camila e também christal

    ResponderEliminar
  39. Olá ,
    meu nome e Jéssica e estou grávida do meu primeiro filho, eu e meu marido ainda n sabemos o sexo , mais estamos pensando se dor menino poderia se chamar João Lucca ou Augusto e se for menina poderia ser Ana Clara ou Helena . Então queria saber a opinião de vocês , podem me ajudar ? :)

    ResponderEliminar
  40. Gosto de Augusto e de Helena.

    ResponderEliminar
  41. Bom meu nome é Khrysanny Raphaelly, os das minhas irmãs são Victoria Khrystty e Arylanny Aryzy eu acho lindos diferentes. Se colocar no google da erro!!! Kkkk são únicos.

    ResponderEliminar
  42. Nomes chiques para mim são nomes leves, como Sofia, Lívia, Alice e Mei.

    ResponderEliminar
  43. Alice é lindo, mirela, manuela e o meu principalmente (:

    ResponderEliminar
  44. O nome mais bonito é richard

    ResponderEliminar
  45. Meu nome é Raquel e simplesmente eu amo meu nome. É um nome muito doce de falar (modéstia à parte). É também um nome clássico, meigo... Muita gente diz que é feio, que é antiquado. Cada um tem sua opinião. Mas, "Raquel feio"? Fala sério, hem! É muito formoso e soa muito bem. Toda Raquel, assim como eu, ama leitura e tende a ser escritora. Tem a Rachel de Queiroz e eu também serei uma futura escritora. Coloque o nome de sua filha de Raquel. Sempre Raquel. É um nome mais que perfeito. Quem me deu esse nome foi uma tia minha (muito bom gosto). Abraços.

    ResponderEliminar
  46. Já vi nomes mais bonitos!

    ResponderEliminar
  47. Eu acho nomes bonito como :

    Feminino:
    Maria Paula, Maria Luisa ,Maria Cinthia, Maria Eduarda (meu nome) Natasha, Mirela , Orfaria , Liana , Diana , Maria Lice , Alicia , Valentina é Lavínia !

    Masculino :

    João Pedro , João Victor , José Pedro , José Davi , Levi , Leon , Léo , Ramon , Gustavo , Stefan , Ruan Pablo , Ryan é Lucas

    ResponderEliminar
  48. Boa noite, chamo-me Benvinda...
    o que posso considerar do meu nome?

    ResponderEliminar
  49. Eu amo o nome Lis que tambem pode ser escrito Lys, Lyz ou Liz.

    ResponderEliminar
  50. Leonor francisca, Felipa, Luana, Miriam , Kloe, Joana, Gisele, Marta, Pietr, Cláudia, Jessica, Bianca, Gaby, Diana,Débora, Bárbara, Eva , Priscila, Daniela, Victoria, Juliana, Cristiana, Ligia, Ana, Gisela, Ydalia, Mary, Mariana , Karol, Patricia , Chantal,Maria Eduarda

    ResponderEliminar
  51. Olá. Eu acho Teresa um nome belíssimo. Temos um Tomás, mas Tomás e Teresa no Brasil, soa um pouco como nome de dupla sertaneja. Joana agrada-me também, mas sendo meu marido João, ele se opõe à ideia. Estamos entre Lia ou Lina e Rosa. Um abraço

    ResponderEliminar
  52. Maria joao
    Antonia
    Telma
    Ines Elisabete
    Mafalda
    Ana Rita
    Neuza
    Clara
    Sofia
    Rafaela
    Susana
    Iris
    Lis
    Tais
    Mel
    Lara
    Luana
    Yasmin
    Bianca
    Lia
    Gis
    ela
    Juliana
    Mariana
    Gaby
    Stefanie Ivy
    Chloe
    Petra
    Iva
    Isa
    Daniela
    Ana Carolina
    Paola
    Jessica
    Bruna
    Nadia
    Monica
    Raquel
    , Rafaela , Felipa,lara, barbie, Tania,

    ResponderEliminar
  53. Raquel é um nome muito chique, concordo e discordo com quem não partilhar do mesmo parecer ideológico !!! Obrigada e boas festas

    ResponderEliminar
  54. Ola. Meu nome è Jubileu. Nao tenho vergonha do meu nome, nao hoje. Minha irmã mais velha se chama Abigail. Um nome comum? Nao. Bonito pra uns, feio pra outros. Me incomodo um pouco com brincadeiras, ate que o apelido que me deram me ajudou um pouco. Duke, nao tem nada a ver, foi por causa da Duches and Dukes. Meus amigos colocaram esse apelido em mim, e ficou ate hoje. Entao, praticamente ninguem me chama de Jubileu. ( sou uma menina).

    ResponderEliminar
  55. Oi! Meu nome è Jubileu ( feminino). Nao è um nome normal, minha irmã mais velha se chama Abigail. Bonito a uns, feio a outros. Meu apelido me ajudou a "gostar" ou tolerar meu nome. Duke. Foi por causa da duche and Dukes. Se for menina, eles te chamam de Duche, se for menino, de Duke. E entao? Entrei la com um bone de tenis, e eles me chamaram de Duke. Entao, ficou Duke ate hoje.

    ResponderEliminar
  56. Minha filha se chama sophia, e o meu filho Matheus Pierre ! Eu acho lindo

    ResponderEliminar
  57. Gosto de nomes como Joaquim e Laura..tbm acho chiques

    ResponderEliminar
  58. E ai qual nome você escolheu?

    ResponderEliminar
  59. Meu nome e soraya tamiris e do meu filho ruan riquelme ...

    ResponderEliminar
  60. Estou grávida e meu marido e eu pensamos em Maitê para menina e Gael para menino. Meu nome é composto mas nunca uso o segundo a não ser na hora de assinar, oque particularmente não gosto pois se torna pouco pratico.

    ResponderEliminar
  61. o meu se for menina vai se chama marria julia

    ResponderEliminar
  62. Meu nome é super legal Nathalia e Nicole e Nicolas Joaquim são o nome dos meus filhos futuramente😃 😎 😎 😎 😎

    ResponderEliminar
  63. Raquel é um nome lindo viu mais Silvia e André é ridiculo

    ResponderEliminar
  64. Concordo plenamente com vcs

    ResponderEliminar
  65. Flora é um nome lindo é Nicole .

    ResponderEliminar
  66. Nome do meu filho será Benjamin se for menina Jeniffer

    ResponderEliminar
  67. Qeria escolhe um nome p meu filho igual o meu. O meu e Rogério e qual seria o mas adequado p meu filho ?

    ResponderEliminar
  68. Rogério, o nome Luís possui o mesmo significado do nome Rogério, que é "guerreiro famoso".

    ResponderEliminar
  69. DORA a aventureira heuheuheu

    ResponderEliminar
  70. Me chamo Alexandra, gosto do meu nome, e tenho uma filha q se chama adrielle e um filho q se chama alexandre, em homenagem a mim e claro rsrs...pretendo ter mais um filho, se for menina será Thais mirella, e se for menino Thiago Vinícius .gostaria de algumas sugestões e opiniões.

    ResponderEliminar
  71. Acho os nomes Luiza e Davi muito bonitos pois são curtos e fortes alem disso não geram apelidos...

    ResponderEliminar
  72. Olá, gostei muito do que li, estou gravida de 7 meses e meu marido e eu temos gostos bem diferentes mas chegamos ao nome Leonel, o que me diz? procuro um nome simples mas que não seja comum.

    ResponderEliminar
  73. Eu amo o meu nome Lilian , realmente acho que meus pais tiveram muito bom gosto escolhendo esse nome.
    Na minha visao chique e aquele nome que tem personalidade e que e mesmo depois de anos vai continuar sendo bonito ...
    Na lista de nomes que eu acho chiques estao: Pilar , Margot , Charlot , Adele , Melissa e Ursúla , eu acho esses nomes muito bonitos e acho qu continuarao sendo ''chiques" mesmo daqui a muitos anos

    ResponderEliminar
  74. Maria eu achei seu comentário muito inútil eu acho que nome não tem nada a ver com classe social a a pessoa sendo pobre ou rica Põe o nome que quer no filho

    ResponderEliminar
  75. O q vcs acham dos nomes Eloísa e Maria Alice?

    ResponderEliminar
  76. Bom nos anos oitentas eu tive a minha filha , foi 1989 mas eu já tinha os nomes que eu queria em mentes. Mas nem sabia que era moda ou porq era xiq so sei q seria , Bárbara Gabrielle. Ou bruno Gabriel. Se é de rico não sei mas minha filha hoje se chama , Bárbara Gabrielle. Particularmente eu acho lindo !!

    ResponderEliminar
  77. meu nome e kamylle e eu gosto dele todos os nomes sao lindos desde que a pessoa ache isso tambem sendo rica ou pobre todos sao iguais nao importa a classe

    ResponderEliminar
  78. meu nome e kamylle e eu gosto do meu nome eu acho que cada um deveria amar seu propio nome por que nao importa a classe da pessoa por que se cada um gostar do seu propio nome isso vai fazer seu nome ser unico e o mais belo de todos eu sei que nao so nimguem pra falar isso mas e so pra aconselhar meus nomes preferidos sao kamylle,rosillene,wellayne,dileia,quelly,karolayne,e pra meninos ,vladimir,wagner,aguinaldo,carlos eduardo,junior,rafael.elias,kael.kalias,e kamoura obrigado

    ResponderEliminar
  79. Brasil, presente! Achei muito interessante quando descobri que em Portugal existe uma lista de nomes. Dá uma dor no coração ver esses nomes americanos com grafia incorreta diariamente, coisas como Jhonata (Jonathan) e Dayanne (Diane). Aqui é bem mais visível a diferença entre nome de pobre e de rico. E você está vendo muita novela e fóruns brasileiros, porque, de fato, os italianismos estão por toda parte! Enzo e Valentina são os nomes de bebês mais comuns.

    ResponderEliminar
  80. Olá gente!

    Pra mim nome chique é nome que não seja tão popular e que seja escrito com a grafia correta, simples e sem enfeites.

    Sou do Brasil e tenho um casal de vizinhos que resolveu enfeitar o nome da filha: ao invés de Micaela eles a nomearam Mykaella. O filho, que hoje tem 11 mêses, se chama Myguell ao invés de Miguel. Pra mim, além de demonstrar baixo grau de cultura e estudo dos pais, isso também já diz que as duas crianças vão ter que soletrar o nome a vida inteira (a não ser que mudem a grafia quando completarem 18 anos), sem contar que isso traz dificuldades na hora de arranjar emprego, já que existem patrões que não aceitam o funcionário só por causa do nome.

    ResponderEliminar
  81. Gosto de Amélia e Aurora. Mel é apelido de Melissa ou até mesmo de Amélia.
    Romeu e Heitor são ótimos.

    ResponderEliminar
  82. 10 anos depois está no top 10

    ResponderEliminar
  83. Acho Dora um nome bonito,assim como Nara,Cora.Na vdd é só aparecer nas novelas uma personagem ,bonita bem sucedida q os pais logo colocam nos filhos.Na9 gosto do nome Vitória, pra mim o significado é inverso do q is país pensam,geralmente este nome é dado qdo o casal ou a criança passar por algo triste ,gravidez de risco,dificuldade p engravidar ,menina q foi abandonada ao nascer...

    ResponderEliminar
  84. do teu nome só gosto de marie lembro da gatinha marrie kkk

    ResponderEliminar
  85. Olá Filipa! Gostaria que atualizasse o principal assunto por detrás desta entrada: «Nomes chiques para bebés». Se me permite a audácia, gostaria ainda de pedir que incluísse as suas previsões de novas entradas - nomes que ainda não fazem parte da lista, mas que têm potencial para tal num futuro próximo.
    Parabéns pelo blog e votos de um excelente 2023!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)