Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes chiques para bebés

18.4.11





O nome é o nosso primeiro cartão de visita. Não me cansarei de escrever esta frase, por mais cliché que pareça. Não me espanta, então, que muitos pais procurem, à partida, um nome considerado elegante, que de certa forma reflicta um determinado estilo de vida. Ou seja, um nome chique.
Se chegou aqui exactamente à procura desse tipo de nomes, fique já a saber: é muito mais fácil do que parece. Aqui ficam algumas dicas:


Neste grupo, incluo nomes como Madalena, Carlota  e Benedita para meninas, Salvador, Lourenço e Tomás para os meninos. Se pretende um destes nomes, pode também procurar em listas de nomes mais associados à religião, como nomes de Santos/Santas, talvez até nome de Papas. E não se esqueça de ver as listas de nomes da monarquia , em especial os nomes dos infantes e infantas portuguesas. 

  • Tente não escolher um primeiro nome que rime com o apelido 
Embora haja quem defenda que nomes como João Brandão ou Martim Amorim são mais fáceis de memorizar (vide João Baião), eu não acho que fique uma combinação propriamente bonita. 

  • Se quer um nome que os outros considerem chique, talvez não deva escolher um nome composto
Os gostos são muito subjectivos, mas a tendência é achar que misturar nomes é parolo. Pacóvio. Saloio. Nem sempre é. Se pondera um nome composto consensual, talvez queira ver esta sondagem: Maria derrotou Ana.

  • Afaste-se o mais que puder dos nomes marcantes dos anos 80. 
A geração de 80 começa agora a ter bebés e há uma forte probabilidade de acharem que nomes como Sónia ou Carla estão démodé. Apesar do regresso das roupas dos anos 80, continuo a achar que ainda é cedo para o regresso das Vânias, Patrícias e Cristinas.

  • Na generalidade, as pessoas têm tendência a achar que os nomes da moda são os nomes chiques do momento
Não há muita gente a frequentar sites ou blogs sobre nomes, e também não há muita gente a proclamar o seu amor por nomes como Páris ou Josefina. Na dúvida, pergunte a uma educadora de infância quais os nomes mais populares no momento. Ela saberá dizer-lhe, de certeza absoluta. (Atenção: procura-se educadora-de-infância com gosto pela escrita e tempo livre para fazer um post sobre os nomes do momento).

  • Um clássico é sempre um clássico 
Embora ainda não tenha aprofundado este tema como gostaria, não é a primeira vez que digo que há nomes intemporais e que por isso se mantêm frescos. Helena e Teresa para meninas, ou Luís e Tiago para meninos, por exemplo. Depende um pouco da nossa noção de "chique", bem sei.

  • Se um clássico é um clássico, um vintage não é para qualquer um 
Se escolher o delicado Amélia, prepare-se para enfrentar com graciosidade alguns sorrisos amarelos. É lindo mas, para a maioria das pessoas, acabou de condenar a sua bebé a uma vida de sofrimento.  São de esperar comentários que incluem expressões como "nome muito pesado", "nome estranho" ou "nome antiquado". 

  • Um nome chique para mim pode não ser um nome chique para si. 
Já toquei neste ponto acima: a chiquesse, chiqueza, chiquismo, eu sei lá! para mim é sinónimo de elegância. E elegância é sinónimo de simplicidade. Mas para outra pessoa, chique pode ser vistoso, vibrante, invulgar. 
A lista que agora apresento reflecte a minha noção de chique, que passa por nomes simples, normais, com classe, não muito populares (alguns estão na moda, mas ainda não são muito representativos): 

Meninas

  • Alice
  • Clara
  • Eduarda
  • Emília
  • Flora
  • Gabriela
  • Luísa
  • Marta
  • Raquel
  • Sílvia




Meninos

  • André
  • António
  • Duarte
  • Frederico
  • Gustavo
  • Manuel
  • Noé
  • Romeu
  • Tomé
  • Vicente



Se está a ler este post a partir do Brasil, tem sorte. Pode escolher um nome qualquer e escrevê-lo como bem entender. Mas cuidado. Estas duas características são o primeiro passo para o abismo. Também tenho algumas considerações a fazer (baseadas em horas e horas de novelas e fóruns brasileiros sobre nomes):

  • Pense bem antes de utilizar uma grafia invulgar: no seu país, Sophia é uma grafia muito popular, e já tem um toque distintivo. Será mesmo necessário reforçar essa ideia optando por Sophya?
  • Muitas letras não é necessariamente sinónimo de elegância. Christinne, Raphaella obrigarão a que esteja sempre a soletrar o nome, porque ninguém se vai lembrar de o escrever assim! 
  • Se o seu apelido é tipicamente brasileiro, optar por um nome estrangeiro não gera uma combinação das mais elegantes. Karen dos Santos não fica bonito. 
  • Se quer homenagear as suas raízes italianas, há nomes maravilhosos para além de Giovanna e Enzo...

Resumindo e concluindo: "quem tem que gostar são os pais" é muito fácil de se dizer, mas não corresponde inteiramente à verdade. Há um ser muito pequenino que vai carregar por muito mais de nove meses o nome que você vai escolher. E se no início são os pais que têm de lidar com o desconforto de uma escolha menos positiva aos olhos da sociedade, a partir dos cinco anos, o fardo passa para a criança. 
Eu amo nomes invulgares, nomes de bisavós, nomes de tias, nomes arrojados, mas nem eu, nem os queridos visitantes que comentam com frequência neste espaço fazemos parte da regra geral.

E para vocês, o que é um nome chique? E quais são os nomes que, na vossa opinião, são chiques?

Entretanto, escrevi um novo post sobre nomes chiques para crianças, de um prisma diferente... 

247 comentários :

1 – 200 de 247   Mais recente›   Mais recente»
maria disse...

Eu tirava Raquel Silvia e André...Nao acho que sejam nomes chiques, penso que são nomes banais muito usados nos anos 80 já que tenho muitos conhecidos e amigos com esses nomes .
Pessoalmente não gosto de nomes chiques, são sempre atribuidos a classes altas...E acho graça aqueles pais de classes médias/baixas que se chamam Rute e Sérgio (ex.), darem esse tipo de nomes aos filhos, só para parecer que são "de bem"!! (Mas sei que muitos é apenas porque está na moda...)
Gosto das pessoas humildes e pobres que continuam a ter Iaras, Leonardos, Luanas, Jéssicas... Cada macaco no seu galho!
Aliás estes ultimos que referi, entre outros, se calhar são os novos nomes chiques, da geração a seguir...Já que nos proximos anos vamos ter muitos doutores e engenheiros com esses nomes.

Nomes e mais nomes disse...

Maria, não concordo muito com a parte de "cada macaco no seu galho". A inscrição num bom colégio envolve muito dinheiro. A escolha de um nome "chique" é praticamente de borla e cada um é livre de acreditar naquilo que quer. Ilusões à parte, subscrevo na totalidade a ideia de que há nomes com status e acredito que isso nunca irá mudar. :D

Quando a Sílvia e Raquel, gosto muito do som de "il" e "el". Não são nomes raros, mas para mim são elegantes. André é bem mais popular (está no top20) mas gosto muito dele por ser antigo, mas parecer moderno!

C* disse...

Olá :)

Relativamente aos nomes femininos tirava o nome Raquel e acrescentava Teresa e ,talvez, Carmo. Ambos os nomes têm diminutivos que relaciono logo com as "personagens" das revistas cor-de-rosa. Nos nomes masculinos acho que tb incluia Bernardo.

P.S. apaga, pf, o comentário acima pq fui eu que o fiz, mas esqueci-me que tinha o mail de turma aberto e não o meu mail pessoal

dora disse...

É uma ideia interessante o nome poder estar ligado à vontade dos pais optarem por um nome chique e logo associado a classes mais altas...nunca tinha pensado dessa forma, pois nasci nos anos 80 e o meu nome não era moda, nem nunca foi. Foi uma questão de gosto! A minha opinião é: certos nomes podem ser barreiras e podem à partida criar constrangimentos a nível social, nada tem de errado em ponderar em escolher um nome que a maioria das pessoas ache bonito. A questão do chique é discutível. Hoje me dia Francisca é chique, eu acho horrível e no meu tempo de miuda havia uma Francisca que era gozada, apesar de ser bem vestida, bonita, educada, com de pais ricos e "chiques". O que é chique para uns...não é para outros. Tenho a certeza que hoje a Francisca se sente vingada, mas na altura milvezes preferia ser Cátia ou Sónia...Na vida adulta pode dar jeito ser chique, mas até chegar lá ter um nome pomposo poderá levar a trocadilhos e brincadeiras de mau gosto...

Nomes e mais nomes disse...

Tenho medo de ser mal interpretada, pelo que nunca é demais relembrar: eu também acho normal que os pais escolham nomes bonitos para os seus filhos. Estranho seria o contrário. Mas o que eu acho é que há mais nomes bonitos para além dos nomes que no momento estão na moda. Defendo exactamente aquilo que a mãe da Dora fez - que se escolha um nome de que se gosta, que não envergonhe a criança e que seja um elemento distintivo...

Quanto às brincadeiras com os nomes, também já o disse: qualquer nome serve para ser gozado. Antigamente, o Luís tirava a caca do nariz... Hoje palpita-me que seja a Beatriz :D

Sónia disse...

Sinceramente começo a ficar farta da nova onda de nomes da moda, considerados chiques... mais uma vez as crianças têm nomes todos iguais... a minha sobrinha chama-se Matilde (eu gosto) mas no infantário são mais de muitas... nasci nos anos 80 e fiquei Sónia (nome que gosto, embora não goste das combinações feitas) e na escola eramos imensas... se tiver uma filha chamar-se-á Bela (nome pouco utilizado pelo menos na versão curta e que não está na moda)... mas devo confessar, Bela, vem do nome da minha mãe Anabela, que também foi moda nos anos 50, e que segundo a minha mãe eram imensas na escola...

Mas acho que daqui a uns anos também se vão criticar esta onda de Afonsos e Matildes, etc, etc...

Nomes e mais nomes disse...

Sónia, não vale a pena termos ilusões: haverá sempre um grupinho de nomes, com validade mais ou menos de uma década... Só nos resta estar atentas, conseguir identificar esses nomes e tentar escapar-lhes :D
Bela é um nome muito presente na minha vida - tenho uma tia e uma prima chamadas Anabela; a mãe é tratada por Bela, a filha, uma adulta de 30 anos, foi e sempre será Belinha :D

Sónia disse...

:) Acho que todas as Anabelas serão eternamente Belas ;) por isso é que acho que se devia passar por meter só mesmo Bela :P

Já agora aproveito para dar os parabéns pelo Blog, sempre adorei nomes... e ter um blog só dedicado a nomes é algo extraordinário :)

Anónimo disse...

Gosto e acho chique "Glória" e você?

Nomes e mais nomes disse...

Sónia, mi casa es tu casa. Apareça sempre! :D

Anónimo, não é dos meus nomes preferidos para criança, mas numa adulta acho elegante - tal como acho quase todos os nomes que têm a letra L no meio...

Anónimo disse...

Acredito que são gostos seus, não a partir de uma pesquisa. Pois tem nomes ai que são bem simples, se estivéssemos na monarquia, seriam nomes de plebeus.

Nomes e mais nomes disse...

Anónimo, não sei se leu o post todo, mas a certa altura eu explico que, para mim, os nomes chiques são "simples e normais"... A lista que eu criei reflecte apenas e só o meu gosto pessoal! :D

Benedita disse...

Olá,tenho 27 anos e me chamo Benedita. Agora estou acostumada com ele, mas na infância foi bem difícil,
em todas as escolas que eu estudei todos me conheciam porque eu era a única,e quando eu ia ao médico,e chegava a minha vez de ser atendida eu sempre era chamada de senhora. Se não bastasse, todas as Beneditas que eu conhecia eram senhoras e todas detestavam o nome, por isso eu fui influenciada a também não gostar.Mas,hoje acho bonito e com personalidade. Simplesmente, amo meu nome.
Beijossss... e parabéns pelo Blog!

Nomes e mais nomes disse...

Benedita, eu também gosto muito do seu nome!
Há uns tempos fiz uma pesquisa no site do Certifixe relativamente aos anos de 1900-1940 e era um nome bastante popular - isso corrobora a sua teoria de que as pessoas pensavam que você era uma senhora :D

Ana Sofia disse...

Olá Benedita! Gosto do seu nome e penso que começa a estar na moda. Aos poucos já se começa a ouvir o nome aqui e ali. Nunca conheci nenhuma e a 1ª vez que ouvi o nome foi por causa da actriz Benedita Pereira. Soa-me bem e gosto do diminutivo Beni.

vânia disse...

boa noite a todos,entrei hoje por acaso neste blog porque estou a tentar engravidar e estava a pesquisar nomes,estou a achar muito interesante...estive agora nos nomes acabados em ÂNIA e realmente é verdade o meu nome é vânia sofia e eu nasci nos anos 80 e lembro-me que na escola havia muitas vânias e tânias,eu até gosto do meu nome mas neste momento não o punha a uma filha minha porque na altura podia estar muito na moda mas agora na minha opinião não se usa. como disse no inicio estou a tentar engravidar e embora o nome de menino já esteja escolhido (será francisco,porque é o nome do meu pai e do meu sogro e entao acha-mos que seria giro homenagiar os avôs,mas também porque achamos que é um nome bonito e elegante) para menina é que esta mais complicado,gostaria que me ajudasse com algumas dicas de nomes bonitos e elegantes para menina,os que gostamos mais é lara (que embora possa nao ser um nome chique acho muito simples e bonito),carolina.francisca,matilde.qual destes nomes acha mais bonito e elegante?obrigado

Dulce disse...

Não sei se poderemos definir nomes de "chiques". Identificaria mais por nomes bonitos ou feios, porque quando consideramos um nome bonito, já o axamos "chiques" no fundo.

"Nomes de classes" também não definiria porque em todas as classes existem nomes iguais. Há Iaras em classes altas e baixas, Leonardos en classes altas e baixas, como todos os nomes existentes no Mundo, enfim...

Nomes e mais nomes disse...

Olá Vânia!
Ainda não tinha terminado de ler o seu comentário e o nome que mais fazia sentido era Francisca.
Para além de continuar a homenagear os avós, é um nome bonito, que não se ouve com muita frequência. Eu adoro o diminutivo Quica, ou Kika, ou como o queiram escrever. Acho um nome muito "completo" - por um lado, por ser antigo e clássico, faz-me pensar numa menina delicada. Por outro, ao ser mais frequente em rapazes, também consigo imaginar uma menina mais rebelde.

Outras sugestões:

Alexandra
Frederica
Lavínia
Mafalda
Teresa


Eu acho que há nomes mais "populares" e nomes mais "elitistas". Eu posso estar muito enganada, mas acho que dificilmente conhecerei uma menina chamada Carlota que more em bairros problemáticos.
Mas agora perguntem-me: e achas Carlota bonito? Não. Mas achas que é chique? É.
Eu não me considero preconceituosa,mas acredito que os nomes indicam padrões sociais.

vânia disse...

ola,antes de mais obrigado por ter respondido.eu também gosto do nome francisca e adoro o diminuitivo kika...acho que seria o nome que faria mais sentido... :) sim tem toda a razão eu também não acho o nome carlota bonito mas é "chique". eu não sou nenhuma tiazoca do jet 7 mas de facto gosto de nomes "chiques" e se poder juntar o "chique" ao bonito perfeito.é verdade também não conheço nenhuma constança que more em bairros problemáticos nem nenhuma neuza que more em bairros de alta ( sem ofensa para os nomes porque de facto a constança ate pode ser uma traficante e a neuza uma pessoa super honesta) mas de facto as pessoas avaliam muito pelo nome...o nome é o catão de visita e eu quero ter a certeza que escolho o nome certo.obrigado mais uma vez...estou a adorar o blog.beijinho

Nomes e mais nomes disse...

Vânia, acho que o seu estilo de nomes preferidos lhe facilita o trabalho... :D
Posso aconselha-la a dar uma vista de olhos nestes posts, que podem ter sugestões interessantes:

http://nomesportugueses.blogspot.com/2011/03/infantas-de-portugal-parte-1.html

http://nomesportugueses.blogspot.com/2011/07/nomes-para-bebes-nomes-betinhos.html

Filipe André disse...

Olá! Meu nome é Ana Lucia (46 anos0, gosto muito do meu nome, principalmente de Ana! Ainda bem que a minha querida mãe (in memoriam), escolheu un nome bonito para mim; naquele tempos, os nomes dos filhos eram: Maria do Livramento, do Carmo, das Dores, das Mercês, da Penha... não que eu tenho algo contra o nome Maria, mas sim os seus compostos, acho-os feios, acredito que se a minha mãe tivesse me dado um desses nomes, eu já havia mudado (aqui no Brasil pode-se mudar o nome, após a maior idade). Acho lindo também: Anabela, Ana Lívia, Ana Paula, Ana Claúdia, Ana Maria, Ana Beatriz... e outras Anas, desde que não ofusquem o nome Ana. Um abraço!

Filipe André disse...

Filipe André, é o meu filho mais novo, o mais velho, chama-se Thiago André, o nome André, é do pai deles, (Carlos André), meu esposo. (Ana Lúcia).

Nomes e mais nomes disse...

Olá Ana Lúcia! Também gosto muito do seu nome :)
Ainda há poucos dias conversava com a minha irmã e dizia-lhe que gosto de apelidos que também sejam nomes próprios, porque dessa forma conseguiria agrupar três nomes :)
No caso do seu marido e filhos, André é nome próprio ou apelido?

Anónimo disse...

Oi tudo bem ?estou gravida de tres meses e vou colocar o nome dos meus bebes de ''kemlly luanne''se for menina e ''brayan kayck''se for menino ! O que voces acham ?

Nomes e mais nomes disse...

Pessoalmente, não utilizaria, nem sugeriria nenhum dos dois, mas se é o estilo de nomes que aprecia, vá em frente.

Anónimo disse...

É a primeira vez que visito este blog e deixo desde já os meus parabéns. Adorei.
Estou grávida de cerca de 5 meses e eu e o meu marido ainda não decidimos que nome dar à nossa menina.
O pai quer que seja uma Teresinha (Teresinha mesmo, não Teresa); eu gostava que fosse Maria (pelo nome em si e por outras razões que não vêm agora ao caso) e gosto também muito de Carminho (mais uma vez, Carminho e não Carmo...). Gosto também de Maria Benedita mas neste momento estamos inclinados para Maria Teresinha.
Sei que não são nomes consensuais, por isso gostava de saber a opinião da responsável pelo forum (uma vez que me identifico com a maior parte das suas opiniões que li). Obviamente que a decisão será sempre minha e do meu marido e temos plena consciência de qualquer nome que se escolha jamais será do agrado de todos mas a minha questão é: se a sua filha tivesse uma amiga chamada Maria Teresinha, o que acharia?
Prefiro não pedir opiniões à família para, no caso de as sugestões não serem aceites, não ferir susceptibilidades.
Desde já obrigada.
Catarina

Nomes e mais nomes disse...

Olá Catarina, seja muito bem vinda! Antes de mais, muitos parabéns pela gravidez! :)
Respondendo à sua pergunta, eu pensaria assim:
"Apesar de eu preferir Maria Teresa, porque é um dos meus nomes preferidos e por eu preferir os diminutivos exactamente como diminutivos, gosto de Maria Teresinha, que é adorável, diferente e peculiar dentro da normalidade".

É evidente que vocês gostam de nomes diminutivos e, portanto, devem ter pensado nessa coisa de uma adulta ter, para sempre, um nome intimista. Posto isto, acho que devem estar confiantes na vossa escolha. Maria Teresinha não causará embaraço à pequenota, porque é um nome que estamos habituados a ouvir com alguma frequência e acho que ninguém vai criticar a escolha, porque não têm motivos - mas algumas pessoas vão pensar que se trata de um diminutivo.

Para terminar, deixe-me dizer que também gosto muito de Maria Benedita :)

Anónimo disse...

Muito obrigada pela sua opinião.
Como referi no primeiro comentário, adorei o blog. Vou continuar a acompanhar!
Catarina

Nomes e mais nomes disse...

Obrigada eu, pela visita! :)

Lavínia R disse...

Disse nesse post que brasileiros têm sorte, pois podem escolher um nome e escrevê-lo como quiserem. Não é assim em Portugal? Como é?

Infanta Filipa disse...

Lavínia, os portugueses não podem escolher qualquer nome - tem de ser escrito em português (Camila e não Camille), de acordo com a grafia atual (Tomás e não Thomaz), e os nomes têm de estar de acordo com a onomástica portuguesa. Mel, por exemplo, só é permitido como primeiro nome em meninos. "O mel".
Exemplos de nomes populares no Brasil mas proibidos em Portugal: Kauã, Pietro, Lorenzo, Nathan...

Lavínia R disse...

Nossa, disso eu não sabia! Mas tudo tem o seu lado ruim, se visse algumas variações que há no Brasil, se assustaria! É cada nome que colocam aqui...

Anónimo disse...

Sinceramente,O mundo fica cada vez mais fútil. Moda de Nome? q idiotice! Então, Se Hj uma Criança for nomeada por Raquel, daqui uns 30 anos Raquel pode n ser mais um nome da moda, Então, Raquel se tornará um nome sem graça?! Quem tem q achar se é moda ou não são os pais q a criaram por toda vida... A mente do brasileiro fica cada vez mais Paupérrima.

Anónimo disse...

Eu sou brasileira e, sinceramente, acho sorte dos portugueses terem lista de nomes aprovados, assim, as crianças não correm o risco de acabar com nomes horrendos como Kamilly ou Kauã, pra não falar nos inúmeros Maicon e Alecsandro que existem por aqui. Dei uma olhada na lista e é bem abrangente, não há que se queixar de falta de opções...

Infanta Filipa disse...

Em relação ao penúltimo comentário queria apenas dizer que acho que não percebeu bem o que está a ser dito...

Já não é a primeira pessoa do Brasil a concordar com a lista (e eu própria concordo que a lista é muito mais extensa do que à partida parece), mas a maioria dos brasileiros com quem vou falando sente que é um abuso governamental intrometer-se no nome dos filhos dos cidadãos :)

Anónimo disse...

maria teresinha? ora aqui está um nome q passa o limite do aceitável e torna-se ridiculo. Portugal vive das aparências e até escolhem nomes q saiam do normal mas há o normal, o aceitável e o ridiculo. parece q cada um q escolhe o nome, pensa q foi o unico a ter a ideia...

Gisele disse...

Penso que o chique é ter discernimento,não deixar se levar por modismos.Um pouco de bom gosto não faz mal a ninguém,pobreza não é desculpa para dar ao filho o nome de Wesley,Maicom,Wellinton.Meus pais são analfabetos e souberam escolher muito bem meu nome e dos meus irmão.Mauricio,Fernanda,Gisele e José Manoel,isso quando os nomes americanizados e outros como Gislaine,Vanderson estavam no auge,mas graças a Deus fomos salvos.

Anónimo disse...

Olá,

Chamo-me Cláudia, gosto do meu nome, e de facto, para mim, nunca foi nem escada para sucesso nem caminho de perdição... É só um nome, a minha personalidade é fruto dos meus génes e educação! Não posso concordar menos com os assim ditos nomes chiques... aliás corrigiria para wanna be chiques... Todos os miudos que me lembro com esses nomes tipo Carlota, Constança, Teresinha e Carminho, etc, etc e etc... São filhos de pais que pensam exactamente assim que isso, por si só é logo um cartão de visita qu8e comprova que se é uma familia de bem! Na verdade, e na minha opinião, o que realmente me faz pender na escolha de um nome é o significado que ele tem na minha/nossa vida porque daqui a 20 anos o significado permanece, a moda e o chique, nem por isso! Se tenho uma avó que foi um exemplo de vida e que amei muito e se chamava Alice porque irei eu chamar Constança à minha filha?! Na minha família, felizmente os nomes passam de geração em geração e, de alguma forma, imortalizamos aqueles que amamos. Eu sei porque sou Cláudia e tenho orgulho nisso!

Anónimo disse...

Eu me chamo Wesley e sou do Brasil. Eu odeio meu nome e sofro muito por isso. Já pensei várias vezes em troca-lo, mas... Será que meus pais iriam gostar? Essa é a pergunta que não me sai da cabeça. Meu nome é Wesley e o do meu pai também. Acho o sobrenome Lacerda incrível, todo mundo acha lindo, mas com um nome tão feio assim fica complicado. Odeio me chamar Wesley e só vou colocar nomes normais nos meus filhos, nada de W,Y,Z etc...

Infanta Filipa disse...

Olá Wesley!
A pergunta que faz é muito delicada e não acho que exista uma resposta certa.
Acho que tem todo o direito de mudar de nome, se isso o faz sofrer. Já pensou no nome que gostaria de adotar?
Em relação aos seus pais, já tentou abordar a mudança de nome em tom de brincadeira, para perceber a reação deles? Há muitos pais que não admitem abertamente, mas que também eles se arrependem da escolha que fizeram. Pode até ser o caso, e talvez eles não fiquem tão aborrecidos assim...

Anónimo disse...

Eu já falei várias vezes com minha mãe que tenho vontade de mudar, começo a fazer faculdade de moda e teatro no ano que vem e não quero me apresentar como Wesley. Acho um nome feio, ridículo.
Agora respondendo de fato sua pergunta: Sim, já falei algumas vezes com minha mãe sobre, mas ela não leva a sério.
Ela me contou que queria colocar Rafael, mas como eu seria o quarto filho e o único homem, meu pai quis colocar o mesmo dele, então colocou Wesley.
Eu entro no seu blog quase todos os dias e fico encantado com os nomes que vejo por aqui, adoro apresentar ele aos meus amigos.
Se um dia eu vier a mudar quero algo como nomes da família real. Gosto de nomes simples, mas que tenha historia.
Beijos e parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Às vezes as pessoas me perguntam meu nome e eu falo Wesley e elas simplesmente se assustam, Acho que elas esperariam qualquer nome como resposta, menos Wesley... Fico com cara de “Me odeio, affe”.

Infanta Filipa disse...

Wesley, acho que a solução pode passar não por mudar de nome, mas por "acrescentar" um nome com o argumento de que profissionalmente Wesley não terá o impacto desejado...
Imagine que acrescentava João. Ficava João Wesley Lacerda, poderia assinar
João W. Lacerda e fica giríssimo! :)

Vi disse...

Sou casada há 13 anos e agora vem por ai nosso primeiro filhote. Estou grávida de 8 meses, mas ainda não escolhemos o nome: eu quero Teodoro, meu marido quer Felipe... Acho a sonoridade de Felipe mais tranquila, e não sei se estou pronta para as entortadas de nariz para Teodoro rsrs, meu marido diz q é nome de idoso, e q as pessoas dizem q é forte para serem agradáveis e não dizerem q é feio.
Mas quanto ao significado Teodoro me encanta mt mais, sem contar q meu avô se chamava Tomé Theodoro, mas quero Teodoro sem h. Ele sugeriu então q colocássemos Teo, mas não achei completo.
O que faço, me ajudem!

Anónimo disse...

João é legal mesmo, mas... Meu primo se chama João e quando vamos à Nova York ninguém consegue chamá-lo de João, até o apelidaram de "Joe", rsrs. Gosto de Vitorio, acho um nome vintage e bonito.

Infanta Filipa disse...

Vi, parabéns pelo seu bebé! :)Quanto à vossa escolha, é mesmo complicado, entre o nome seguro - Felipe - e o arriscado - Teodoro.
Eu gosto muito de Teodoro mas compreendo essa coisa do nome mal-amado. Quanto ao diminutivo Teo, acho lindo, mas exactamente como diminutivo...

Só sugeri João como exemplo, Vitório é bonito! :)

Rita disse...

Filipa, adorei o post, e concordo totalmente( exceto com noe) mas acho que (na minha opinião)esta faltando alguns nomes que por algum motivo sempre relaciono com as classes mais altas, como:

Femininos:
Helena (este e um clássico! acho que independente da moda estará sempre ai)
Catarina
Josefina (nao sou fã deste nome mas acho chique)
Fernanda (este me soa meio contraditório, tem um ar chique acho que por causa do "fer" porem tambem acho pesado talvez por ser muito usado no masculino também )

Masculinos:
Henrique (nao sei como nao tem na sua lista, apesar de muito usado atualmente me parece antigo)
Heitor
Augusto
Benício( imagino alguem importante nao sei poque...)
Eustacio (acho que este nome se tornou chique pra mim por causa de uma pessoa que conheci)
Inácio
Octávio

Barbara disse...

Adorei o blog,estou gravida de 6meses de uma menina e queria saber a sua opinião,eu gosto de nomes composto mas não queria Maria Luiza,Ana Clara...queria um pouco diferente tipo Lara Giovanna??

Barbara disse...

Qual seria melhor: Lara Giovanna ou Geovanna Beatrici?

Patrícia disse...

Bárbara,

Eu sou apaixonada pelo nome Giovanna, acho lindo. Não colocaria outro pq fica lindo sozinho e é mto comprido, mas como vc prefere composto, dos dois que vc sugeriu, acho q Lara combina melhor por ser mais curto e o "L" inicial dá uma leveza no nome.

Infanta Filipa disse...

Bárbara,
dois dois nomes que menciona, acho que prefiro Giovanna Beatrici!

Teodora Rita disse...

Eu também não acho Raquel, Silvia, André nada chique.
E até existem muitas Raqueis de classes altas, mas nem assim fica chique.Flora e Alice também não me convencem.
Chique chique é Maria Teresa, Victória, Constança, Jenoveva (gosto de todos) depois há os chiques da moda como Matilde (muito feio)Madalena, Leonor que acho uma seca.

Gaby Pink Girls disse...

Achei super Interrante o post.

Acho lindo esses nomes
-Carla
-Julia
-Fernanda
-Gabriela
-Maria Eduarda
-Thais
-Juliane
-Emily

Masculinos:
-Pedro
-Bruno (Esse sera o nome do meu segundo filho que terei futuramente)
-Jorgito
-Leornado
-Artur
-Luis matheus
-Marcos (Esse sera o nome do meu filho)

Anónimo disse...

Nomes chiques:
Jorge - acho forte e curto.
Samir - gosto bastante.
Thomas - acho que não colocaria no meu filho, mas acho chique.
Laís - outro nome forte e marcante.
Laura - antigo e não muito popular.
Valentina
Cecília
Manuela

Carol disse...

Tenho 3 filhas:
Maria Luiza com 30 anos
Maria Elisa com 16 e Maria Teresa com 7 anos.Quando tive a M. Luiza, todos acharam nome de pessoa idosa, mas somos crianças por determindo tempo e adulto e idoso pelo resto da nossa vida. Sempre gostei de nomes assim sem modismos de estrangeiros americanizados, tipo suellem, Kariny.
Criticaram muito tbem a Maria Teresa, mas acho lindíssimo e com certeza será uma mulher muito feliz com esse nome, que remete a coragem e firmeza.

Infanta Filipa disse...

Carol, que curioso, Luiza é daqueles nomes que associo de imediato ao Brasil, nunca pensei que há trinta anos fosse um nome criticável!
Já Teresa não costuma ter um bom feedback por aqui por parte dos leitores brasileiros, mas é uma pena, acho um nome belíssimo! Aliás, os três são muito coesos, ótimas escolhas! :D

Girlene disse...

Me chamo Girlene não gosto do meu nome, diferente dos meus irmão meus pais escolheram bem os seus nomes Sandra, Jairo, Jorge, Marcos...todos são bonitos, já o meu muito diferente e pouco usado.Casada a 4 anos planejo a gravidez, para menina acho lindo Laura, ja para menino gostaria de sugestões o que acha de Rafael, ou Davi.

Infanta Filipa disse...

Olá Girlene! Os três nomes que indicou são bem bonitos e normais, acho que são ótimas escolhas! :)

Anónimo disse...

nao gostei de nenhum nome que seu blog se dix chik entao obrigadoo

Anónimo disse...

Alberta
Francisca
Antônia
Tereza
Domingas
Constança
Ester
Felipa

Anónimo disse...

Matilde, é um nome lindo. se há muitas, concordo mas Marias também existem muitas e não é por isso que deixa de ser bonito e chique.

Anónimo disse...

Oi me chamo Vanessa, tenho uma filha de 3 anos que se chama Cibele, e estou gravida novamente, se for menina colocaria o nome de Keatlin amo esse nome, e se for menino colocaria Bryan Felipe.
Será que eu estou fazendo uma boa escolha?

Amei o seu blog achei muito criativo, gostei dos nomes citados..
Bjoss

Infanta Filipa disse...

Vanessa, peço muitas desculpas, fiquei com a sensação que tinha respondido ao seu comentário! :(

Como deve ter percebido, os nomes que indicou não são muito do "estilo" daqueles que habitualmente cito no blog, mas se são do seu agrado, acho que deve ir em frente!

Gabriela disse...

tenho uma filha que chama Yanara eu acho nome muito lindo..

Gabriela disse...

tenho uma filha que chama Yanara eu acho nome muito lindo..

Eduardo disse...

Concordo que os país devam colocar em seus filhos nomes que lhe pareçam agradáveis, porém, vejo também,que deve-se analizar quais serão as conseqüências que esta opção trará futuramente a este ser,como por exemplo, constrangimento, dentre outras.
Falo isso porque tenho um irmão que desde a infância sofre pelo de ter um nome diferente, levando-o a ser motivo de risos. Por esse motivo ele evita até hoje em divulgar o seu nome onde é possível, inclusive na nossa própria rua, clínicas e no próprio local de trabalho.
Obs.: Por incrível que possa parecer, nem mesmo os nossos familiare o chamam pelo nome!
08 de setembro de 2012

Anónimo disse...

pois eu acho goldofrada,frederica,agripina,tabackssonalda,biloliana um desses sera o nome da minha filha no eh lindos.

Anónimo disse...

Fernanda
migue
simone
mikael
Sandra
Chay

Anónimo disse...

E o seu é Maria neh?
K k k k

elizabeth disse...

estou gravida de 6 meses e uma menina meu marido quer colocar o nome da mãe dele ja falecida Terezinha minha familia não gostou disse que e nome de velho , mas ele ficou tão feliz pq eu aceitei o que vcs achar...

Infanta Filipa disse...

Em Portugal, eu consideraria Teresa uma escolha muito requintada! :)

Cláudia disse...

Não sei se há nomes "chiques" e nomes "bregas"... No entanto, é óbvio que há nomes que são bastante corriqueiros. Sou professora há 10 anos e já dei aulas em dezenas de escolas da grande região de Lisboa/península de Setúbal e há nomes (em miúdos de 15/18 anos) que se repetem nas listas de alunos aos 3 e aos 4 em cada turma... Por exemplo? André,Bruno, Gonçalo, Tiago, Miguel, Rodrigo, Diogo, Inês, Joana, Cátia, Patrícia, Andreia, etc, etc, etc. Entretanto tenho trabalhado com jardins-de-infância e 1.º ciclo e verifiquei que a tendência dos nomes dos miúdos de 5/10 anos é Lara, Luana, Laura, Iris, Mariana, Madalena, Afonso, Duarte, Tomás, Martim, Dinis,enfim... Há modas que quando pegam...! Eu retiraria da lista de nomes "chiques" "Flora", "Silvia" e "André" e acrescentaria "Teresa", "Leonor", "Vitória", "Henrique", "Guilherme", "Vasco". Acho que os nomes "chiques" são, normalmente, nomes grandes ligados, de alguma forma, à realeza e/ou a personagens históricas relevantes. São, também, nomes de grande significado. Eu, pessoalmente, gosto de 3 nomes ditos vulgares "Ana", "Maria" e "João". Gosto mais de nomes grandes pois evitam o segundo nome e ficam no ouvido. No entanto, acho que estes três nomes vão bem com qualquer segundo nome. Aos meus filhos, e imaginando que teria quatro, dois de cada sexo, colocaria Maria Luísa, Maria Teresa, Henrique e Guilherme. São nomes fortes, sóbrios, discretos, não muito vulgares, intemporais e que se adaptam a crianças, jovens e adultos.

Anónimo disse...

O que acham de Abrantes?

Infanta Filipa disse...

Refere-se a Abrantes como apelido ou nome próprio?

Anónimo disse...

O nome do meu primeiro filho e guilherme e do segundo e gabriel , eu amo esse dois nomes.

Anónimo disse...

Eu esto èn duvi entre elizabete eduarda rubi molly alice rafaela daniella gabriela carla vitoria vanesa emanuela roberta liliti moniki renata e debora o qe vc acha

Anónimo disse...

A e mu nome é fernanda

Infanta Filipa disse...

Dessa lista, os meus preferidos são Eduarda, Gabriela e Rafaela!

Gabriel Faustino da Silva disse...

Não achei nenhum nome bonito ou pelo menos chiques , todas são tão simples !

Infanta Filipa disse...

Gabriel, quais seriam as suas sugestões? :)

Anónimo disse...

minha mae vai ter um bebe ,ainda nao sabemoso sexo do bebe ,eu acho bonito o nome murilo e tambem acho o nome micaela liiiiiiiiiiiiiiiiiindo

Anónimo disse...

Acho que nomes chiques são nomes intemporais como Maria, Marta, Alice, Beatriz, Joana, Margarida, Carmo, Lúcia António, Carlos, João, Miguel, José...

Karen disse...

Me chamo Karen Santos Gonçalves,gosto do meu nome acho que ficou uma boa sonoridade,agora se meu nome fosse Karen dos Santos,Karen Silva etc,eu mudaria imediatamente,eu gosto dos seguintes nomes:
Christopher
Ian
Brent
Chandler

Para menina

Melissa
Mellory
Emily

Anónimo disse...

E Artur e Flávia???

Alice disse...

Os nomes sao muito bonitos!mas o mais bonito mesmo e VITORIA pois e o nome da minha filhota!!!!!!!

vera disse...

Olá. Existem nomes lindíssimos, vou deixar a minha opinião sobre os que considero chiques:
Benedita
Caetana
Carlota
Os que tb gosto mas não acho tão chiques:
Martina
Diva
Vitória
Violeta

Para rapaz: Lourenço e Santiago.

Anónimo disse...

Adroooo o nome Clara. Na minha opnião tirava-se Sílvia e punha Eva

Anónimo disse...

Nao escolheria nenhum desses femininos,achei todos muito simples e normais.
Aí gente que falta de criatividade.

Infanta Filipa disse...

Anónimo, quais seriam as suas sugestões?

Lígia disse...

Concordo plenamente com esta lista de nomes, não podemos comparar nomes chiques com nomes da moda e populares. Se Matilde ou Constança foram nomes associados à elite e classes sociais altas, hoje são nomes escolhidos por toda a população, talvez pelos motivos referidos pela autora. Na minha opinião pessoal nomes chiques são nomes intemporais e usáveis que nunca fiquem fora de moda mesmo que não se encontrem no top 10. Assim manteria nessa lista de certeza o nome André e Raquel até porque também eles estão na lista de favoritos!

Sara disse...

Os meus gostos quanto a nomes são muito diferentes aos que tenho lido aqui. Gosto bastante das variações e nomes brasileiros, nomes com 'y' mas não em demasia, no geral, nomes diferentes, de boa sonoridade e originais, e tenho uma mania de ir contra a moda, tanto que odeio os nomes Matilde, Afonso e Leonor mais ou menos, que tem vindo a ficar populares. Da lista que você fez gosto de Clara, Alice, Luísa, Gabriela, André, Tomé e Vicente, sou mais virada para nomes o mais moderno possível!

Eu chamo-me Sara Alexandra e gosto muito do meu nome, mas quando era pequena odiava Sara e preferia que me tratassem pelo segundo nome, coisa que nunca aconteceu e agora nem gostaria, porque gosto muito de Sara e das suas variações mas já não tanto de Alexandra, por ser comum como segundo nome nas raparigas da minha idade e eu odeio completamente isso!
O meu irmão chama-se Gil Alexandre, o que quando ele nasceu trouxe algumas surpresas. No início pensavam que era um Gilberto, mas não. É um nome que aprecio mais como apelido, mas mesmo assim gosto muito, é raro, invulgar mas bonito! (Gosto muito do nome composto Gil Vicente também)

kevin teddy disse...

e o seu kkkk pior do que o dela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anónimo disse...

Maria Eduarda , Julia , Yasmin , Victória nomes femininos Liiiiindos !
Agora .. Masculino ;

Luís Filipe (sobrenome) Jr .

Antôni Gabriel

Rafael

Renan nomes liiiiiiiiiiiiiiindos , vcs tem muita falta de criatividades gente ! beijos

Anónimo disse...

Meu nome e' Kelvin Kincardett, a minha mulher esta gravida, ainda nao sabemos o sexo, mas eu ja entrei no drama da escolha do nome.

Alguns nomes na lista para mim sao vulgares (sem mensionar nomes para nao ofender a niguem).

Eu gosto de nomes de origem Inglesa... (Kevin, Kayla, Nahid...)

Anónimo disse...

É porque o seu é mto chique né ... =/ ( Maria é o nome mais usado nos anos 80, se toca garota...

Anónimo disse...

o nome mai lindo q eu achoo é marianny ,ana claudia,ana luiza,gabriele,samara,thamyres

Infanta Filipa disse...

Anónimo que tem cá vindo todos os dias e cujos comentários eu tenho eliminado: tem todo o direito de discordar em absoluto do comentário desta leitora mas faço-o de forma educada, caso contrário, continuarei a apagar aquilo que escreve. Obrigada pela compreensão.

Anónimo disse...

Oi meu nome é Raiana Gabriella tenho 22 anos e tenho uma filha de 2 anos chamada Raíssa Graziella,gosto muito desse nome pórem escolhir elle pra pôr na minha filhinha e tambem poorq combinou com o meu nome,mas tem varios nomes que eu gosto muito tipo Pedro Lucas Miguel Kalina Kananda, Isadora e Helena e Maria Eduarda .

Anónimo disse...

Bom (na minha opnião) os nomes q eu acho bo.itos são :
Beatriz
Bianca
Barbara
maria eduarda
Maria Isabel
valentiny (muito lindo)
Cristiny
juliane
paula
Raquel
Roberta
Karen luiza
Jennifer maise
Etc... etc...etc...
ass:#Bia*

Anónimo disse...

e o seu Kevin teddy kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito chique mesmo ne !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkk >.<

Anónimo disse...

MENINOS

denilson (mais ou menos)
wilmerson (diferente)
gustavo (um pouco popular)
gabriel (bonitinho)
eric (lindo)
vitor (lindo)
victor (super lindo)

Anónimo disse...

que porra nao achei nome nenhum

Anónimo disse...

bom dia meu nome e ines catarina e nome composto kuando era mais pekena todos m tratavam por trakina pork nao se entendiam como m chamarem se ines ou catarina eu gosto muito de ines e rita porke sao nomes de santa ke eu amo muito atualmente tenho dois filhos um damiao jose e daniela filipa ainda hoje m perguntam pork usei a letra d duas vezes eu digo ke e uma letra muito nobre para se usar se eu tivese mais filhos seus nomes seriam davide e diana o nome e uma escolha pesoal podemos pedir openiao mas o k conta e o k os pais kerem e decidem e ha k respeitar isso

dragon-ball-04.html disse...

olha na minha opniao eu nao colocava esse nome nao coloca o nome de unha pessoa falecida em uma criança que acabou de nascer mais vc quem sabe e so uma opniao ........

Anónimo disse...

maria

Anónimo disse...

eu gosto de clara e mt bonito

Anónimo disse...

meu nome é Giovanna e eu sinceramente amo esse nome.

jhenyfer sussan gomes disse...

Alice e arthur será o nome dos meus filhos futuramente

Jhonatan Moura Colombo disse...

meu nome e jhonatan eu amo muito meu nome

Jhonatan Moura Colombo disse...

quem ama seu nome comenta ??????????????/
:( :(

Anónimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE

Anónimo disse...

olá, eu acho bonito o nome caio e gostaria de uma dica para outro nome que combine!
me ajude!!

Infanta Filipa disse...

Pretende um primeiro ou segundo nome para Caio?

Anónimo disse...

Simplesmente adoro o nome Cristiana e acho que se está a tornar muito comum. Conheço imensas. O que acham?

Anónimo disse...

Eu também adoro e penso que se e está a tornar muito comum. Também conheço muitas meninas com esse nome. Bjs

Anónimo disse...

Nomes chiques... muito bem. O primeiro critério é tirar da lista os nomes ditos chiques que constam na lista dos mais usados e que no futuro vão ser tudo tudo menos chiques. Sim, porque o senhor da construção civil que mora num bairro social também chama à filha Beatriz, Leonor e Matilde, e ao filho Tomás, Duarte, Dinis... Enfim, matou-se o propósito e as tias de Cascais vão ter de pensar noutros nomes para se destacarem.

Nomes chiques, a meu ver: Amanda, Aristides (se alguém tiver coragem de pôr), Alexandre, Clara, Cinara, Dário (com acento no a), Fausto, Jacinta (agora se calhar "nada" chique mas no futuro muito do que será chique é o que ninguém acha agora), Lourenço, Leonardo, Patrício, Silas, Zacarias, Victor e Victória (sem c não acho com tanta casse nem internacional), Núria, Miranda (será que dá para registar?), Elias, Matilda (reforço, MatildA e não o outro enjoo), Octávia, Otelo, ... E outros mais.

Tenho uma fixação pelo nome estrangeiro Quentin ou Quentyn, mas não é por causa do Tarantino. Em português o equivalente seria Quintino (bleh).

Dica disse...

Qual é a opinião sobre Mariana Francisca? Parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

ola o que pensao de lidia ou marijoana...

Infanta Filipa disse...

Gosto bastante de Lídia, é muito deliciado!

Anónimo disse...

Quanto à questão Thomaz, etc., que falou ali em cima, deixo um texto do Ivo Carvalho, pois não é bem assim que a lei realmente diz:

"Prosseguindo o comentário do artigo 103.º, chegamos à alínea a), a qual estabelece que «Os nomes próprios devem ser portugueses, de entre os constantes da onomástica nacional ou adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa, etc.». Esta redacção, ou melhor, a sua pontuação, possibilitam uma leitura que me parece incorrecta: «Os nomes próprios devem ser portugueses, entendendo-se por portugueses os que constam da onomástica nacional ou os que foram adaptados, etc.»

Creio que a frase deve ser lida de outro modo: «Os nomes próprios devem a) ser portugueses, entendendo-se por isso os que constam da onomástica nacional, ou b) de origem estrangeira, desde que tenham sido adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa, etc...». Ou seja, os nomes aceitáveis são de duas naturezas distintas: ou portugueses ou estrangeiros adaptados.

Esta leitura já era permitida, de forma talvez mais clara, pelo art. 128.º, n.º 2, do Código do Registo Civil de 1978: «... devem ser portugueses ou, quando de origem estrangeira, traduzidos ou adaptados, etc.» e, anteriormente, pelo art. 130.º, n.º 2, do CRC de 1967, o qual inovou consideravelmente em relação à doutrina tradicional, segundo a qual os nomes tinham de ser obrigatoriamente portugueses e sugeridos pela religião católica ou a história nacional (códigos de 1911, 1932 e 1958). A partir de1967, ainda antes de Marcelo Caetano, que mudou o nome de muitas coisas inalteradas, já se tinha iniciado, portanto, uma transformação muito profunda no sentido da laicização do onomástico português e da sua abertura à influência externa."

Anónimo disse...

O texto completo:
www.ciberduvidas.com/textos/lusofonias/10820

Longo e já com alguns anos, mas dá para ver a posição do senhor Ivo e para entender um pouco os critérios.

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Já tinha recomendado a leitura desse artigo em 2011, porque achei muito interessante.
http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/03/leitura-recomendada_19.html

Contudo, quando me referia à obrigatoriedade de grafar Tomás e não Thomaz, baseei-me no ponto b, que diz assim:

"A grafia dos nomes próprios deve obedecer à ortografia oficial à data do registo"

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/dar-o-nome/

Anónimo disse...

Pois, também tem razão. No fundo é contraditório e está tudo nas mãos do senhor Ivo. Por exemplo, Ignez é permitido. Acho muito bem que seja, mas é a forma medieval de Inês e lê-se da mesma maneira. Também temos Sheila e Kelly. Onde é que se encaixam na ortografia oficial? ^^

O senhor Ivo é que saberá.

Anónimo disse...

Olá.

Não sei onde viu essa alínea B, mas no Código do Registo Civil não existe, ou melhor, existe alínea B, mas não diz isso.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/codigo-do-rc/downloadFile/file/Codigo_do_Registo_Civil-Set09.pdf?nocache=1252073052.76

Cumprimentos!!

Anónimo disse...

*Página 37!!

Anónimo disse...

E o link que deu não abre nada!

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

O ponto B que citei está no link do IRN que indiquei, contudo, só é possível efectuar o ctrl+c nas janelas de pop-up, pelo que teria de aceder ao mês do post (Abril de 2011), procurar pelo mesmo e abrir a janela dos comentários.
De qualquer forma, creio que é mais fácil chegar lá por este caminho:

site do IRN > Cidadãos > Nascimento > Composição do Nome

Anónimo disse...

Sim, eu depois transcrevi e cheguei lá. Mas o que realmente significa o que está nesse link? O que interessa é o Código do Registo Civil, e quero acreditar que seja por onde o senhor se ande a reger, pelo menos ultimamente. Caso contrário, como explicar Ruth, Ignez?? Seja como for, enviei-lhe um e-mail. Se obtiver resposta aviso-lhe!

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Eu não tenho conhecimentos de Direito, mas como está na página do IRN, acredito que seja a leitura que os responsáveis fazem da lei. Se está ou não correcta, é algo que me ultrapassa largamente... Quanto às grafias, mais do que Ruth (ou Sarah) - que são as grafias da Bíblia - penso que se referem a, por exemplo, Affonso - os dois F cairam em desuso, ou o H depois do T e do P... Mas, uma vez mais, também não é algo com que esteja muito familiarizada... Fico à espera de novidades, então! :D

Anónimo disse...

Pois, mas e Edith e Elisabeth? Não são nomes bíblicos, ahahah. Não tenho grandes esperanças de que o senhor responda (enviei para aquele e-mail da faculdade), mas vamos ver!

Anónimo disse...

Ola chamo me Liliana e tenho 22anos. Eu adoro o meu nome. Tenho um filho d 2anos q se chama Joao Leonardo.
Nomes q gosto:
Liliana, miryam, kayla, luna, yasmim, geovanna, katia, kalila, layla, lilly, jessica.
Marcos, leonardo, gustavo, gonçalo, leandro, mikael.

Anónimo disse...

Olá me chamo Monique Marie e tenho 13 anos e adoro o meu nome e achei sacanagem não ter o nome Monique na lista de nomes mais chiques do mundo talvez quando crescer vou colocar o nome de meu(minha) filho(a) de Zora, Ursula, Violante ou talvez Tomasia e que concerteza teu nome deve ser um desses, espero que da proxima vez que irei olhar o blog espero ter meu nome entre esses nomes ridiculos e coitada da criança que tem esses nomes devem sofrer bullyng por onde andam. Espero providencia rápida enquanto ao nome. Fico á espera de novidades

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Monique Marie, ainda bem que adora o seu nome! :)

Anónimo disse...

meu nome é Kariane,
nao conheço mais ninguem com este nome.. mas eu curto ele.. :)

Anónimo disse...

Lindos, e adoro o meu nome ""natalia""

Felpsmile disse...

Meu nome é Filipe, híper comum, mas quero o nome do meu filho de Frederico/Freddie é um nome longo e prazero de pronunciar; ou Marcelino pelos mesmos motivos e por que me recordo daquele antigo desenho animado que se chama "Marcelino pão e vinho" que me identifiquei por toda bondade e inocência!

Anónimo disse...

Olá. Eu, mais que o primeiro nome, acho que o que acaba por dar "o toque" é o apelido. Já pensou em fazer uma rubrica abordando isso? Seria interessante. Beijos

Anar. disse...

Por exemplo, que apelidos acha elegantes ou com status? Na minha mente: Sottomayor, Vasconcelos, Saavedra, Salazar, Sales, Henriques, Meneses... em todas as suas variações, são o que acho chique! Não sei quanto ao resto dos mortais.

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Anar, acho que um apelido sonante faz toda a diferença. Um nome muito simples, acompanhado de um apelido bonito ganha outra vida mas, não me debruço muito sobre esse assunto porque, ao contrário do nome, a margem de manobra de escolha de um apelido é bem menor...

Anónimo disse...

O que acha do nome Suriá?

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Acho-o um dos nomes indianos mais bonitos e gosto do seu significado: sol!

Giancarlo disse...

Saudações, Filipa! Tenho acompanhado e curtido bastante seu blog há algum tempo; depois de explorá-lo bem, sinto-me apto a deixar alguns comentários :)
Sou brasileiro e aqui a palavra "chique" sofre preconceito, pois caiu na boca de matilde (uma expressão brasileira pra dizer que anda na boca do povo). Prefere-se dizer que as coisas são elegantes, ou sofisticadas, o que inclusive não marca preconceito. À margem pobreza ou riqueza, todos podem ser elegantes.
Eu sempre acho os nomes antigos, com forte simbolismo e injunção psicossocial, os mais bonitos e elegantes. Divertia-me muito com uma namorada que tive quando dizia, para o horror dela, que gostava de nomes da história clássica tais como Aníbal, Amílcar, Heitor, Penélope, Páris, ou nomes dos meus antepassados como Yolanda, Eugenio, Theodoro, Leonor, Teresa, Amália, Antonieta... Todos aqui no Brasil considerados pela generalidade das pessoas como nomes pesados e de gente velha. O meu próprio nome é considerado, para os italianos, um nome velho. Eu gosto bastante dele, por tudo que carrega e por essa aura de clássico e imutável.
Gosto também de irmãos com nomes de temática elevada e invulgar: Henrique, Guilherme, Ricardo e Alfredo (primeiros reis de Inglaterra - se houver mulheres, Mafalda e Matilde assentam como luvas); Aníbal e Amílcar (os generais cartagineses, pais e filho); Ulisses e Penélope (Odisséia), Páris e Helena, ou Heitor e Helena (Ilíada), Teodora e Constantino, ou Teodoro e Constança (nomes imperiais bizantinos), Pedro e Amélia, ou Pedro e Teresa (imperadores brasileiros), e por aí segue.

Anónimo disse...

Esses nomes são bonitos '-' mais alguns que eu tanbém acho lindos para nomes de meninas são:

Gabrielly (perfeito)
Débora
Valéria
Sophia
Alice

Agora Meninos:

Renan
Bruno
Diego
Ian

Gente põe mais criatividade aê nesses nome "chiques" =]]'

Thalya disse...

não sei se é diferente, esquisito ou estranho... mais não gosto muito do meu nome !

Anónimo disse...

O nome mais lindos São maria isabella e maria Heloísa

Anónimo disse...

Não consigo conceber como é que André, Sílvia e Marta estão nessa lista...

Anónimo disse...

Vc deveria colocar o nome do teu filho de Markiryçom Lizander kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pq é xiki minha fiá. Meu nome é Laryssa, mesmo tendo sido empobrecido com o y eu gosto, e vc escreveu isso pq o teu nome é SUPER CHIQUE ,Maria. By: uma brasileira ( so pode kkkk)

Anónimo disse...

Eu adoro estes nomes,Kayane,Shelton,xantel.Bj

Anónimo disse...

jhullyan jhulia thayssa dwenifer derick erick sheila ralph alyne alice rafael natasha giuliana laiza

Anónimo disse...

ola,gostaria de saber se o nome Elaine esta na moda.

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Não sei se estará na moda no Brasil mas o que lhe posso dizer é que não é a variação de Helena mais moderna. Nos EUA, foi perdendo espaço a partir dos anos 60...

Anónimo disse...

Boa tarde!
Vou ter um bebê e estou em dúvida nos nomes, a lista está grande..rs
O que vc acha desses:

Áurea
Lavínia
Ester
Cibele
Luna
Lívia
Beatrice
?

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Acho que são nomes bonitos mas o que gosto um pouco menos é Cibele...

Anónimo disse...

OIII ESTOU GRAVIDA DE 5 MESES E É UMA MENINA PENSO EM COLOCAR O NOME DE RAISA MAS AINDA TENHO DUVIDAS TALVES EU COLOQUE DE MARIA CECILIA MAS O QUE VOCES ACHAM?
ESTAVA OLHANDO OS NOMES QUE TEM ESTE BLOG MAS INFELISMENTE NAO GOSTEI DE NENHUM SAO BONITOS OS NOMES MAS NAO FEZ MEU TIPO. QUERIA A OPINIAO DE VOCES PRA VER SE É UM BOM NOME OU NAO!!!
VOU DEIXAR AQUI ALGUNS NOMES
BEM INTERESANTES PRA VOCES
masculinos
PAULO
PEDRO LUCAS
RAFEL
JOAO MIQUEL
QUILHERME
THIAGO
femininos
RAISA
MARIA LAYLA
FERNAMDA
RENATA
KEROLAYNE
MARIA CECILIA
YASMIM
STEFANY
RAYANE

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Raisa e Maria Cecília têm estilos muito diferentes. Tente perceber se se identifica mais com nomes tradicionais ou com nomes modernos e isso poderá ajudá-la a tomar a decisão!

Uma garota disse...

Oiie, naum sei se vcs acham esta lista de nomes bonitos, me respondam:
-Pietra Antonella
-Donatella Chiara
-Mariella
-Thalía
-Renata
-Ana
-Maria
-Lua
Me digam os mais bonitos ou chiques.

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Gosto especialmente dos quatro últimos! :)

Anónimo disse...

Sou casada há cinco anos, e já estamos planejando o primeiro filho...gosto de nomes simples e fortes. Não americanizados e muito menos barroco.
Masculinos:
Heitor
Pedro
João
Estêvão
Inácio

Femininos:
Ana
Sofia
Alice
Jordana

O q vc acha?

Anónimo disse...

Gosto particularmente de Alice e Heitor! :)

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Gosto da sua listinha, é muito equilibrada!

Nicole disse...

Eu gosto de Nicole. Eh o meu nome kk
Mas serio mesmo, eu acho um nome bem chic

Nicole disse...

Eu gosto do meu nome acho bem e concordo com o carinha q escreveu o post: ñ ficaria legal NYCKOHLLY

Nicole disse...

Curti seu nome. Me faz lembrar a Dori d procurando nemo

Nicole disse...

Esse finalzinho eh verdade, mas ñ acho Sônia bonito, me dssculpe. O nome Anabela eh bonito e eh a junção d dois nomes muito bonitos. Ana eh bem bonito, mas eh muito comum e enjoa. Ñ tanto como Maria por ex, me desculpem Marias q estao lendo isso mas acho esse nome muito chapado. Vou dar mais um ex da vida real. Eu tenho onze anos e minha melhor amiga se chama Maria Victoria. Eu gosto muito desses sites q falam d nomes. Entrei mum desses na aula d informatica da escola e ñ acreditei quando vi q meu nome tinha uma setinha vermelha virada p baixo e o nome dela tinha uma verde p cima. Conclusao: de acordo com o site o nome dela era mais bonito q o meu mas eu acho mesmo Victoria um nome lindo, mas Maria batia o nome, mas depois eu entendi: Maria eh um nome tipo classico , mas, na minha opiniao, ñ eh nada chic. Bem, lindo pra um, feio pra outro.

Nicole disse...

Acho Gloria um nome gostoso de falar, alem de ser bem forte. Eh um nome delicado e de quem tem personalidade ao mesmo tempo. Curti

Anónimo disse...

Segue alguns nomes q em minha opiniao, sao bonitos e estao sendo usados e sao bem atuais: isabela, natalia,vitoria, nicole, marina, luisa, mariana, cecilia, julia e juliana, carolina, todos d apelido cris e flavia.

Anónimo disse...

Mas acho carolina e lara mais bonitos dos q vc falou

Anónimo disse...

Nicole e um nome qe qero dar minha filha..

Anónimo disse...

Nicoly que nome orroroso.. ecaá..

Anónimo disse...

Nicoly é lindo feio é seu

Anónimo disse...

nome bonito sheynna

Anónimo disse...

Os Nomes Mais Bonitos que eu acho são
Femininos:
Jhuliya
Fernanda
Maria
Nicoly
Masculinos:
Alexandro
Arthur
Chay
Diego

Anónimo disse...

o nome da minha filha sera sabrina lavigne e se for menino joao victor

Anónimo disse...

Olá , meu nome é Ana Clara e gosto muito dele !!

E quando eu tiver uma filha ou filho , quero colocar os seguintes nomes

Miguel Arcanjo e/ou Arcanjo Gabriel e de menina seria Flor Morena ou Helena. O que vocês acham ?

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Ana Clara, pessoalmente não usaria o nome Arcanjo Gabriel porque acho demasiado icónico. Também não me agrada muito Flor Morena, mas quanto aos restantes nomes, parecem-me bem!

Anónimo disse...

Gustavo é um nome simples,não deveria estar aí.

Anónimo disse...

oi na minha opinião:
Femininos: Luz, Brisa, Isabel, Leopoldina e Celeste
Maculinos: João, Carlos, Cristiano,Xavier e Joaquim

Anónimo disse...

Nao tem meu nome .... poxa :(

Mariana, die Deutsch liebt disse...

Em primeiro lugar, quero parabenizar este blog. Encontrei-o por acaso neste vasto mundo da internet e me apaixonei logo de cara, por achá-lo o mais completo sobre o tema. Aqui encontramos bem mais do que os chatos e repetitivos posts sobre origens e significados dos nomes, típicos dos blogs e sites especializados no assunto... Sinceramente, esse tipo de informação já se tornou bem sem-graça rsrs
Aqui, além de podermos trocar ideias e informações sobre nomes, ainda aprendemos bastante sobre as diferenças culturais que há entre Brasil e Portugal: eu (que sou brasileira) aprendi aqui que em Portugal não se pode colocar qualquer nome nos filhos (sinceramente amei a lista de nomes permitidos; se uma lista desse tipo fosse implantada no Brasil, seriam evitados muitos desastres nas certidões de nascimento de nossos brasileirinhos... rsrs), que "apelido" não é apelido, mas sim sobrenome rsrs, e que por aí estão na moda nomes que aqui são inimagináveis em nossos bebês (e eu aposto que se vocês, portugueses, vissem certos nomes bizarros que muitos brasileiros inventam para seus rebentos, também ficariam bastante assustados lol). Não consigo imaginar, por exemplo, uma mãe contemporânea brasileira batizando sua filha de Benedita ou Matilde, que percebi serem nomes bem populares em Portugal. Para a maioria de nós, esses são nomes de "velhinha", com todo o respeito às meninas e jovens portuguesas que têm esse nome rsrsrs. Temos, no entanto, crianças atendendo pelo nome de Kauã, Kauê, Kamilly e outros nomes bem esquisitos, inventados ou não, que chegam a causar aflição nas pessoas que não curtem essas excentricidades (como eu). Na minha própria família nasceu uma menina que recebeu o nome de ALEUNAM, o que me causou uma estranheza sem precedentes rsrs. Os pais decidiram colocar esse nome na criança porque acharam (só Deus sabe como) que ficaria interessante chamar a pequena pelo nome da mãe dela (MANUELA) ao contrário. ¬¬ Talvez aí tenha começado minha aversão às invencionices com relação a nomes... lol.
Bom, agora vamos ao meu comentário sobre os nomes chiques. Eu costumo associar elegância com simplicidade e discrição. Gosto de pensar em nomes simples e atemporais, que ainda soarão bonitos quando a criança estiver na fase adulta. Nesse caso, gosto de:

MARIA TEREZA
MARIA CAROLINA
MARÍLIA
HELENA
BEATRIZ

ÁLVARO
DAVI
BENJAMIN

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Mariana, seja bem-vinda ao Nomes e mais Nomes, espero vê-la por cá mais vezes, porque adorei os seus comentários!
É bem verdade que partilhamos a mesma língua mas temos muitas diferenças na hora de registar as crianças! Ainda assim, procuro abrir os meus horizontes e procurar inspiração no Brasil, tal como gosto de pensar que muitos brasileiros, que buscam nomes mais sóbrios, podem identificar-se com aquilo que escrevo e com as minhas sugestões porque para além de ter em mente um bebé português, tenho em mente um bebé que vai nascer neste mundo altamente globalizado!

Ah, o meu nome invertido até que ficava interessante, Apilif, uma espécie de "aportuguesamento" de Happy Leaf hehe Logo eu que adoro nomes da natureza!! :D

Anónimo disse...

Estou grávida de seis meses, e pensei em por Rebeca, o que acha?

Mariana, die Deutsch liebt disse...

Obrigada, Filipa! :) Realmente eu me identifiquei bastante com seus posts!

Quanto à ideia de inversão de nomes... apesar da interpretação ligeiramente bucólica que seu nome ganhou em sua versão invertida, ainda acho melhor deixá-lo na ordem normal... lol Filipa é um nome muito bonito! =)
O meu ficaria ANAIRAM o.O Não ficaria completamente ruim, mas não me soa muito bem... parece nome de cantor sertanejo dos anos 40 o.O melhor deixar na ordem normal também! kkkkkk

Anónimo disse...

Nicole parece nome de cachorrinha....

Anónimo disse...

Ola!
Meu nome é eduarda tenho 15 anos eu gosto do meu nome só acho chato na maioria dos eventos escolares quando nao me conheçem me chamam de eduardo. Mas bom fazer o q eu amei o blog só achei uma sacanagem e faltam de educaçao de algumas pessoas q nao preciso sitar os nomes(evitar constrangimento) falarem isso poxa esse blog e resultado de pesquisas e opinioes diferentes, eu acho q se vc tem uma opniao respeites as dos outros.....obrigado
bjs

Anónimo disse...

Olá , sou brasileira.. E se vcs vissem a variedade de nomes que há por aqui.. Chorariam de rir. Já vi desde Alertes (estrela ao contrário), Bleybe Consuelo.. Mas cada um com seu gosto.

Mas gosto de nomes como:
Valentina
Antônia
Catarina
Maria Helena

Bernardo
Frederico
Valentim

Sol disse...

Aí no Brasil podem achar que Matilde, Benedita, Leonor, Vasco, Afonso, Martim, etc. são nomes de velho, mas aqui em Portugal também se acha o mesmo de certos nomes que são populares no Brasil: Júlia, Fernanda, Manuela, Cecília, Heloísa, Ester, Artur, Augusto, Fernando, Emanuel, Marcelo, Júlio...
;)

Anónimo disse...

Noé? Kkkkkkkkkkkkkkk G-zuuis mais q chique

Ana carolina disse...

Meu nome ana carolina ,e tenhu15 ano eu.quero colaca nome da.minha filha de pietra acho lindu!!!

Anónimo disse...

EU particularmente, acho RICULO, nomes muito complicados para algumas pessoas. E acho que nomes lindos como Francisca sejam desvalorizados ao possuirem o apelido de CHICA, ou Tomas que poderia ser apelidado por TOMATE por aqueles
coleguinhas enobes. sujestoes:
LORENA
SUZANA
BEATRIZ
LAURA
nomes compostos não são feios! Só que alguns são muito comuns.
Nomes bonitos compostos:
ANA JULIA
JULIA MARIA
ANA FLÁVIA
ANA CAROLINA
MARIA GABRIELA

Anónimo disse...

Uiui ursinhoTeddy....kkkkkkkkkkk kkkkkkkkk hehehe kkkkkkkkk

Anónimo disse...

os nomes que eu acho mais
de menina
beatriz
hanna
sophia
emanuelly
bianca
jessica
Ana livia

menino
davi
emanuel
gustavo
lucas
daniel
cauan
enrique
FICA A DICA

Anónimo disse...

o nome da minha filha vai ser REBECA MICHELLY

do meu filho vai ser CAUAN HENR
IQUE


de menina ou rebeca michelly ou ana livia

menino ou cauan henrrique ou lucas ou lucas henrique mais de homen tenque ter henrique amo esse nome

Mía Colucci disse...

Boa Tarde, me respondam por favor, o que vcs(pessoal do blog) acham da minha lista:

- Maria
- Lupita
- Thalia
- Anahi
- Maite
- Victoria
- Roberta
- Zoraida
Por favor, me respondam

Anónimo disse...

Daí só gosto de Victória e Maria. :(

Midian Stéfani disse...

rsrs o meu é de pobre então kkk.. ainda n to na idade de ter filhos mas amo isso de procurar nomes e ver os significados.. se um dia tiver uma filho penso em colocar o nome dela de Amélia, Aurora ou Mel.. e se for um menino de Romeu ou Heitor .. me digam o q acham '-'

Anónimo disse...

"Eu não gosto muito do meu"Rosyene"Mas só pelo fato que foii minha mãe que mim deu,já fico feliz!..rsrsrsrs

Anónimo disse...

Olá, meu nome é Hayanne Gabrielly, todos que vão escrever meu nome, escrevem errado ! Fico muito triste com isso, mas tirando essas partes gosto muito do meu nome e tenho um apelido carinhoso que acho muito lindo ! Na verdade são dois rsrs Hay e Hayhay, mas me irrito quando não sabem pronunciar meu nome, que se pronuncia : Raiane Beijos ;*

Lana disse...

Sou brasileira e o que você falou da grafia é a pura verdade! É muito comum ver (principalmente entre as pessoas mais pobres) nomes estrangeiros com uma grafia... Um tanto não-usual. Vemos Ketillins, Géssikas, Maicons e por aí vai. Por um lado achamos grafias que são melhores que as originais ou são pelo menos aportuguesadas e facilitam a vida da criança, outras dão um quê especial ao nome, como Daniella ao invés de Daniela. Por outro achamos os exemplos que dei acima ou então grafias muito estranhas mesmo, como Amannda, Claricce e Rodriggo, é difícil dizer. Mas o chique mesmo (pelo menos aqui no Brasil) são os nomes mais simples, como Maria, Ana, Pedro...

Por Ella Soy Eva disse...

Os nomes q mais gosto de menina:
- Ana(por causa de Ana Layevska)
- Victoria(por causa da Victoria Ruffo)
- Renata(por causa da minha mae, ela se chama Renata)
- Maria(acho lindo)
- Mía(por causa de Mia Colucci)
- Dulce(por causa de Dulce Maria)
- Lupita(por causa da minha cachorra)

Anónimo disse...

Eu acho esse nome lindooo eu n gosto muito do meu nome pq e leticia;((

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 247   Mais recente› Mais recente»