Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes compostos com Maria

30.12.10




Embora não tenha dados concretos, acho que não andarei muito longe da verdade se disser que Maria é o nome feminino mais usado em Portugal. [Entretanto foram divulgadas as listas de nomes mais usados em Portugal em 2010, 2011, 2012 e 2013, e Maria foi sempre o primeiro do ranking]. 
Usado bastante como primeiro nome, sofreu uma alteração a partir dos anos 50, tornando-se também num segundo nome de excelência. Perdeu vigor quando as Marias tinham  de escolher o nome das filhas (optando, muitas vezes, por Ana) e voltou a ganhar um novo fôlego nos últimos dez anos, impondo-se não só como primeiro, mas também como único nome. Como sempre foi usado com todos os nomes, habituamo-nos a ouvi-lo e achar sempre que combina, por isso a minha lista de hoje é extensa. Muito extensa. E sei que, mesmo assim, ficam muitos nomes por assinalar...

  • Maria Acélia
  • Maria Adelaide
  • Maria Alberta
  • Maria Alcina
  • Maria Alda
  • Maria Aldina
  • Maria Alexandra
  • Maria Alexandrina
  • Maria Alice
  • Maria Alzira
  • Maria Amália
  • Maria Amélia
  • Maria Ana
  • Maria Ângela
  • Maria Antónia
  • Maria Antonieta
  • Maria Argentina
  • Maria Arlete
  • Maria Armanda
  • Maria Arminda
  • Maria Augusta
  • Maria Aurora
  • Maria Beatriz
  • Maria Benedita
  • Maria Brígida
  • Maria Cândida
  • Maria Carlota
  • Maria Carminda
  • Maria Carolina
  • Maria Catarina
  • Maria Cecília
  • Maria Chantal
  • Maria Clara
  • Maria Clementina
  • Maria Cristina
  • Maria da Agonia
  • Maria da Assunção
  • Maria da Bonança
  • Maria da Conceição
  • Maria da Glória
  • Maria da Graça
  • Maria da Guia
  • Maria da Liberdade 
  • Maria da Luz
  • Maria da Paixão
  • Maria da Paz
  • Maria da Penha
  • Maria da Pureza
  • Maria da Saúde
  • Maria da Trindade
  • Maria das Dores
  • Maria das Graças
  • Maria das Neves
  • Maria David
  • Maria de Begonha
  • Maria de Belém
  • Maria de Betânia
  • Maria de Deus
  • Maria de Fátima
  • Maria de Guadalupe
  • Maria de Inês
  • Maria de Jesus
  • Maria de La Salete
  • Maria de Lurdes
  • Maria de Monserrate
  • Maria de São José
  • Maria de São Pedro
  • Maria de Silmenho
  • Maria de Vandoma
  • Maria Delce
  • Maria do Alívio
  • Maria do Carmo
  • Maria do Castelo
  • Maria do Céu
  • Maria do Livramento
  • Maria do Loreto
  • Maria do Mar
  • Maria do Ó
  • Maria do Pilar
  • Maria do Rosário
  • Maria do Sacramento
  • Maria do Salvador
  • Maria do Sameiro
  • Maria do Sinai
  • Maria do Souto
  • Maria do Vale
  • Maria Domingas
  • Maria dos Anjos
  • Maria dos Prazeres
  • Maria dos Remédios
  • Maria dos Santos
  • Maria Dulce
  • Maria Eduarda
  • Maria Eglantina
  • Maria Elisa
  • Maria Elsa
  • Maria Elvira
  • Maria Emília
  • Maria Ester 
  • Maria Estrela
  • Maria Eufémia
  • Maria Eulália
  • Maria Eunice
  • Maria Excelsa
  • Maria Fernanda
  • Maria Filipa
  • Maria Filomena
  • Maria Flor
  • Maria Francisca
  • Maria Frederica
  • Maria Gabriel
  • Maria Gabriela
  • Maria Gioconda
  • Maria Goreti
  • Maria Guilhermina
  • Maria Helena
  • Maria Ilídia
  • Maria Impéria
  • Maria Inês
  • Maria Irene
  • Maria Isaura
  • Maria Ivone
  • Maria Joana
  • Maria Joanina
  • Maria João
  • Maria Joel
  • Maria José
  • Maria Josefina
  • Maria Júlia
  • Maria Laginha
  • Maria Laura
  • Maria Laurinda
  • Maria Leonor
  • Maria Lídia
  • Maria Lígia
  • Maria Lorena
  • Maria Lua
  • Maria Lúcia
  • Maria Luísa
  • Maria Madalena
  • Maria Maior
  • Maria Manuel
  • Maria Manuela
  • Maria Mar
  • Maria Mercedes
  • Maria Natal
  • Maria Natália
  • Maria Odete
  • Maria Ofélia
  • Maria Olímpia
  • Maria Paula
  • Maria Perfeita
  • Maria Raul
  • Maria Regina
  • Maria Rita
  • Maria Rosa
  • Maria Salomé
  • Maria Sofia
  • Maria Teresa
  • Maria Valentina
  • Maria Victória
  • Maria Virgínia
  • Maria Zilda
  • Maria Zulmira

31 comentários :

Sónia disse...

Agora fiquei mesmo admirada :o Maria do Ó pode ser como nome próprio... Ó?

Eu sempre achei estranho as pessoas que têm Ó como apelido, então como nome próprio acho bem mais que estranho :o

Anónimo disse...

A minha filha vai-se chamar Leonora Maria , acho muito bonito e diferente :)
E um nome que ainda nao vi e Debora Mariana , que vai ser o nome da minha outra filha :)

Anónimo disse...

O nome da minha madrinha é Maria Eleonora. Que coincidencia!

Anónimo disse...

Futuramente se eu estiver uma filha vai se chama. Maria Emanuelly acho esse nome lindo!!!

Anónimo disse...

PEÇO A DEUS QUE ME ABENÇOE A MARIA VICTORIA OU LORENA MARIA ACHO LINDO ESSES NOMES!

Anónimo disse...

Meu nome é Beatriz, e quero colocar o nome das minhas filhas gemeas de Maria Vitória e Maria Júlia, mas tenho uma prima que já tem o nome de Ana Júlia, então ficará Maria Cecília.

Anónimo disse...

Tenho duas filhas: Maria Vitoria e Maria Helena. Estou esperando outra menina, a terceira Maria, so nao sabia com que combinar. Procurei nesse site e encontrei: minha terceira Maria vai ser Sofia! Que Deus abencoe as minhas Marias!!!

Vick - Fuckin Perfect disse...

Eu qro Maria Beatriz ou Maria Alice ^^'

Vick - Fuckin Perfect disse...

Eu qro Maria Beatriz ou Maria Alice ^^'

Anónimo disse...

Maria Leonor

Anónimo disse...

A minha filha vai se chamar maria mariana!!!

Anónimo disse...

Maria eduarda ou maria beatriz

Anónimo disse...

o nome da Minha Filha vai ser Maria Melissa... Sempre achei esse nome lindo =D

Adriana Ellen Guerra disse...

Eu ja tenho uma maria elloiza agora vo ter outra que vai se chamar maria eduarda ou maria vitoria ainda to em duvida

Anónimo disse...

Eu tenho uma Maria Eduarda e estou esperando outro bebê que se for menina quero outra Maria mais não decidi o segundo nome .rsrsrs

Alexandre dos Santos disse...

Nós vamos ter um bebê não sabemos ainda oque vai ser, se for menina o primeiro nome é maria mas ta dificil escolher o segundo nome

Anónimo disse...

qual o significado de maria carolina?

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Poderá consultar a nossa lista de Significados aqui:

http://nomesportugueses.blogspot.pt/p/significados.html

Poderá ainda encontrar o link no canto superior direito do blog!

Anónimo disse...

Estou entre: Maria Beatriz, Maria Cecília, Maria Luísa e Maria Letícia.

Anónimo disse...

Maria sofia e maria luiza

Anónimo disse...

Eu estou entre Maria Alice,Maria Cecilia,maria Helena,Maria Ester,Maria Emilia

Anónimo disse...

Maria Leticia e lindo!

Anónimo disse...

Maria Rita :)

Maria Claudia disse...

Maria Cláudia, poucas pessoas tem. É chique.

Anónimo disse...

Maria Flávia e diferente, É bonito!

Anónimo disse...

Eu quero ter duas meninas a primeira vai se chamar, Maria Louísse e a segunda Maria Cecília. s2
Muito lindo...

Anónimo disse...

Tenho uma filha que se chama Maria eduarda acho lindo e a proxima que eu tiver sera Maria Cecilia ou Maria Fernanda!!!

Ana Sofia disse...

Eu gosto mais de Ana, mas Maria é nome forte.
Minhas Marias favoritas são:

Maria Clara
Maria Luísa
Maria Eduarda
Maria Cristina
Maria do Carmo
Maria Lúcia
Maria Sofia

Anónimo disse...

Tenho um João Victor e to esperando a Maria Clara acho lindo.

Sophie disse...

Eu adoro Maria Sofia e Maria Teresa.

Anónimo disse...

A Minha Maria se chamara,Maria Vallentina!